Página inicial > Últimas Notícias > CNPJ da UFNT é criado e instituição avança mais uma etapa na sua implantação
TRANSIÇÃO

CNPJ da UFNT é criado e instituição avança mais uma etapa na sua implantação

Por Poliana Macedo | Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 15h46 | Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 16h22

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), tutelada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi cadastrada junto à Receita Federal e já possui o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Dentre as etapas para implantação da UFNT, a criação do CNPJ estava entre uma das principais, pois dará mais autonomia para a nova universidade em estabelecer convênios e demais atividades.

Para o reitor pro tempore, professor Airton Sieben, o CNPJ representa uma maior autonomia e independência da UFNT na consolidação da sua implantação. "Nós podemos fazer agora, convênios com sistemas, como SIAFI e SIORG, e com o CNPJ, já representa também que a partir do próximo ano, nós possamos fazer a gestão da universidade, embora que a execução, provavelmente, ainda fique com a UFT", explicou.

A função do CNPJ é justamente garantir que todas as atividades de uma instituição sejam desempenhadas de acordo com as exigências da leis. Ao serem registradas, as instituições ou empresas podem fechar acordos com fornecedores, arcar com as obrigações jurídicas e outras atividades que exigem esta certificação para serem realizadas. Por isso, a abertura de um CNPJ é um processo obrigatório para qualquer instituição ou empresa, independente do seu nicho de atuação e segmento de mercado.

Ainda segundo o reitor pro tempore, com o CNPJ haverá mais autonomia com relação a gestão dos câmpus da UFNT, como Araguaína e Tocantinópolis. E ainda, que as equipes de gestão podem começar a ser treinadas e capacitadas junto a reitoria da UFT, em Palmas.

O QUE É CNPJ?
A sigla CNPJ representa um documento chamado de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Este documento é uma necessidade básica que qualquer instituição precisa ter para iniciar suas atividades de forma legalizada.