Página inicial > Últimas Notícias > Propesq e Sucom lançam Manual para estudantes durante II Fórum da Pós-Graduação
ATENÇÃO, ACADÊMICO!

Propesq e Sucom lançam Manual para estudantes durante II Fórum da Pós-Graduação

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 21h00 | Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2020, 10h01

Durante a realização do II Fórum da Pós-Graduação da UFT na tarde desta quarta-feira (19) ocorreu o lançamento do Manual da Pós-Graduação, uma produção conjunta da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e a Superintendência de Comunicação (Sucom). O Manual traz informações e dados sobre a pós-graduação, instruindo o acadêmico ingresso em cursos lato ou stricto sensu na UFT.

Para o pró-reitor Raphael Sanzio Pimenta, o Manual é importante porque dá informações importantes para os estudantes que estão ingressando na UFT. "Vai facilitar a vida, mostrando caminhos para obtenção de auxílios e bolsas, como se manter na Universidade e conhecer as instâncias onde pode recorrer em caso de necessidades acadêmica e até pessoal". Pimenta diz que a publicação será um "norte" para os acadêmicos recém-chegados, "para que conheçam seu papel, direitos e deveres que têm junto à UFT e às coordenações de curso às quais estão matriculados".

A diretora de Pós-Graduação, Karylleila dos Santos Andrade, disse que o Manual foi elaborado a partir do que a Sucom já havia feito para a Graduação. "Identificamos nos alunos da pós-graduação quais as dificuldades em relação a conceitos e terminologias, localizações e informações importantes sobre as instâncias necessárias à vida acadêmica. O Manual tem informações necessárias e que vão responder dúvidas dos alunos", frisou. Ela pontua que a publicação estará em constante mudança. "A UFT está sempre em movimento e, consequentemente, a pós-graduação. Poderão surgir contribuição por parte dos acadêmicos e professores, e o material estará sendo constantemente reavaliado", completou.

O superintendente de Comunicação da UFT, Kléber Abreu, destacou que  a publicação é uma construção coletiva da Sucom e da Propesq. "O propósito é dar unicidade nas informações para os acadêmicos dos programas. Esse Manual é uma forma de aglutinar os dados mais importantes e necessários para os acadêmicos". Abreu enfatiza que o instrumento deverá ser melhorado continuadamente. "Para este aperfeiçoamento, serão necessários visão e engajamento dos coordenadores de pós-graduação, professores e técnicos que dão suporte, para que vejam o Manual e nos enviem as propostas de melhoria, visando torná-lo mais robusto".

Faça o download do Manual neste link, ou confira sua íntegra, abaixo: