Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Centro de Pesquisa Canguçu comemora 20 anos e lança seu primeiro livro
Início do conteúdo da página
canguçu

Centro de Pesquisa Canguçu comemora 20 anos e lança seu primeiro livro

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Segunda, 02 de Março de 2020, 15h36 | Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2020, 16h28

Foi lançado, pela Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT), o livro “Biodiversidade na região da Ilha do Bananal/Cantão”. Em formato de eBook, a obra apresenta sete artigos, fruto de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da UFT no Centro de Pesquisa Canguçu. O eBook pode ser baixado de forma gratuita, diretamente na página da EdUFT – e é o primeiro de outros volumes científicos a serem publicados pelo Centro.

Duas décadas de pesquisas dedicadas ao meio ambiente

O Centro de Pesquisa Canguçu celebrou, em 2019, 20 anos de implementação. Localizado na região sudoeste do Tocantins, no município de Pium, está entre duas importantes unidades brasileiras de conservação: o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Estadual do Cantão. O Canguçu é gerido numa parceria entre a UFT e o Instituto Ecológica - esta, organização fundadora do Centro, em 1999.

O lançamento da obra "Biodiversidade na região da Ilha do Bananal/Cantão" integra as comemorações do aniversário do Canguçu: "é uma ação para celebrar essas duas décadas de pesquisa científica, divulgando um pouco dos trabalhos realizados no Centro", frisa o professor Renato Torres Pinheiro, coordenador do local.

Os artigos contidos no livro falam de jacarés, aranhas, abelhas, tartarugas, além de peculiaridades das águas do Javaés - rio que margeia o Canguçu -, de uma floresta de inundação na Ilha do Bananal - reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera - e de um retrato histórico da caça predatória de jacarés na região. 

Novos lançamentos previstos

Tantos anos acolhendo pesquisadores rendeu, ao Centro de Pesquisa Canguçu, uma produção acadêmica variada e relevante ao conhecimento e conservação da região da Ilha do Bananal e Cantão. Assim, segundo Pinheiro, há uma demanda de outros trabalhos a serem publicados. "Estamos apenas no aguardo de um posicionamento da EdUFT para que possamos lançar um novo edital", esclarece o coordenador. "Se tudo ocorrer como o planejado, abriremos, ainda este ano, a seleção para a publicação de novas obras com trabalhos feitos no Canguçu". 

Para saber mais

O Centro de Pesquisa Canguçu desenvolve uma série de atividades que abarcam não somente a pesquisa, mas, também, o ensino e a extensão. Na página do Centro, podem ser acessados vídeos, fotos, arquivos diversos, notícias, contatos, entre outros. 

O trabalho do Canguçu também pode ser acompanhado pelo perfil no Instagram. Nele, os pesquisadores disponibilizam imagens e informações sobre a rica biodiversidade da região - inclusive de espécies raras ou em risco de extinção, e que habitam o local.   

registrado em:
marcador(es): Propesq,Home,Canguçu
Fim do conteúdo da página