Página inicial > Últimas Notícias > Centro de Pesquisa Canguçu recebe mais de 100 estudantes só em outubro
Credibilidade

Centro de Pesquisa Canguçu recebe mais de 100 estudantes só em outubro

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 12h22 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 12h29

O Centro de Pesquisa é administrado pela UFT e pode ser visitado mediante agendamento prévio (Foto: Divulgação)O Centro de Pesquisa é administrado pela UFT e pode ser visitado mediante agendamento prévio (Foto: Divulgação)

Localizado no município de Pium, sudoeste do Estado, entre duas importantes Unidades de Conservação - o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Estadual do Cantão - está o Centro de Pesquisa Canguçu. O local que é administrado pela UFT, é palco para a realização de muitas pesquisas e está aberto ao público com agendamento prévio.

Neste mês de outubro, o Centro recebeu a visita de mais de 100 estudantes de diferentes cursos da UFT e do IFTO. “O fluxo de estudantes apresentou um incremento considerável este ano, após a sensibilização da comunidade acadêmica”, destacou Renato Torres, coordenador do centro de pesquisa.

Entre os visitantes estavam estudantes veteranos como os 40 alunos do curso de Engenharia Ambiental da UFT, em Palmas, na companhia da professora Adriana Malvásio e outros 40 alunos do curso de Biologia do IFTO, de Araguatins, acompanhado da professora Darcy Bonfim.

Além deles, o Câmpus da UFT de Arraias também levou seus alunos do curso de Turismo Patrimonial e Socioambioental para uma visita, sob a coordenação da professora Valdirene de Jesus; e os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT, visitaram pela primeira vez o local, acompanhados da professora Márcia de Camargo.

Durante as visitas, eles realizaram atividades em trilhas no interior da mata, podendo conhecer mais aspectos da flora e dos ambientes locais; realizaram passeios de barco, visitando a Ilha do Bananal e assimilando elementos dos ciclos naturais que mantém a rica biodiversidade na região; conheceram espécies da fauna local como o jacaré-açu (maior jacaré das américas, podendo chegar a 4,5m), a tartaruga-da-amazônia (que pode pesar até 80 kg), o boto-rosa, a anta, capivara, a cigana (ave ruminante), o jacú-de-barriga-castanha (ameaçado de extinção), além de inúmeras aves aquáticas e migratórias.

E o calendário de visitas segue ativo: no mês de novembro, já existem outros agendamentos. Destaca-se ainda, que além dos estudantes, o local também tem recebido regularmente pesquisadores e turistas observadores de aves do mundo inteiro.

Conheça o Centro

O Centro de Pesquisa está situado na região de maior biodiversidade do Estado, na transição do Cerrado com a Amazônia e uma das mais importantes em termos de conservação, proporcionando aos estudantes oportunidade para conhecer a fauna, flora, história e geografia regional, com destaque para a Ilha do Bananal (maior ilha fluvial do mundo).

Lá também está localizado o rio Javaés e algumas áreas protegidas, tais como o Parque Nacional do Araguaia, Parque Estadual do Cantão e a RPPN Canguçu. Além das espécies da fauna local citadas acima, os visitantes que tiverem sorte, também poderão observar onça-pintada, ariranha, cervo-do-pantanal e outras tantas espécies.

O Centro de Pesquisa Canguçu é aberto para visitação de estudantes, professores, pesquisadores e técnicos de todas as áreas do conhecimento. Para conhecer um pouco mais do local, viste o site www.uft.edu.br/cangucu. Reservas e outras informações também podem ser obtidas no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Visite o Centro de Pesquisa Canguçu e viva uma experiência única!

marcador(es): Propesq,Home,Canguçu