Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Moradores do Taquari são qualificados para atuar como assessores populares em ODS
Início do conteúdo da página
PPGDR

Moradores do Taquari são qualificados para atuar como assessores populares em ODS

Por Neuracy Viana (PPGDR/UFT) | Edição: Samuel Lima (Sucom UFT) | Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 15h06 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 15h08

Ação faz parte do projeto Vozes: território integrado à agenda urbana 2030, desenvolvido por acadêmicos do PPGDR, da UFT

Encontros ocorreram na Escola Estadual Maria Alves Barros (Foto: Thiago Franco/Divulgação)Encontros ocorreram na Escola Estadual Maria Alves Barros (Foto: Thiago Franco/Divulgação)

Cerca de 50 moradores do bairro Jardim Taquari, na região Sul de Palmas, estão sendo qualificados para atuação como assessores populares em ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Eles integram a ação “Vozes: território integrado à agenda urbana 2030”, que faz parte do projeto de pesquisa e extensão: “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): atores e ações locais para compreensão e apropriação da Agenda 2030, desenvolvido nas disciplinas Seminário I e II, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR-UFT).

O projeto Vozes abrange o ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e visa formar assessores populares a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A intervenção do grupo, formado pelos acadêmicos Júlia Komka, Simone Brito, Thiago Franco e Viviane Araújo, ocorreu a partir de cinco encontros estruturados em rodas de conversas de formação, realizados às quintas-feiras, na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, localizada no bairro. Após a ação realizada no último dia 17, o próximo passo será a certificação dos assessores, em evento agendado para o próximo dia 7 de novembro, às 19 horas, na escola, com a presença da comunidade local.

A partir de então, a intenção é que os moradores envolvidos desenvolvam uma maior apropriação territorial, sejam reconhecidos como parte integrante da cidade, e se fortaleçam para o exercício do controle social. Também espera-se que os agentes públicos desenvolvam um outro olhar sobre a comunidade do Taquari.

Todo trabalho desenvolvido pelos alunos na comunidade é coordenado pelos professores João Bazzoli e Waldecy Rodrigues.

registrado em:
Fim do conteúdo da página