Página inicial > Últimas Notícias > Gestores se reúnem para debater sobre a otimização do fluxo de pacientes do HRA para o HDT-UFT
ASSISTÊNCIA

Por Daianne Parreira/Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 08h00 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 17h15

Na manhã da última sexta-feira (30), a governança do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), recebeu membros da Diretoria do Hospital Regional de Araguaína (HRA) para tratar sobre a otimização do fluxo referente à ocupação dos leitos para pacientes do HRA no HDT-UFT. A unidade de saúde faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e oferta atendimentos especializados em doenças infectocontagiosas para o município de Araguaína e região.

Na contratualização, documento assinado em junho que insere o HDT-UFT à Rede de Atenção à Saúde foram pactuados cinco leitos de suporte para o HRA, porém conforme explica o superintendente José Pereira Guimarães Neto, o hospital poderá ofertar mais vagas, de acordo com a disponibilidade. “Nossa intenção é ajudar nessa rotatividade desses pacientes que estão sem leitos no regional, mas de forma que os profissionais tenham resolutividade para esse tipo de atendimento. A reunião foi extremamente oportuna para aperfeiçoar o protocolo de encaminhamentos”, disse.

O diretor técnico do HRA, Sérgio Nogueira, também avaliou a reunião como muito produtiva e reforçou a importância desse encontro. “Envolve a pactuação e cooperação entre os dois serviços públicos para melhor atendimento à população da região, estabelecendo acordos e metas para o mesmo objetivo”, ressaltou.

Já o Gerente de Atenção à Saúde do HDT-UFT, Hilário Fábio Araújo, destacou a importância do  fortalecimento entre as duas instituições, e esclareceu sobre a pactuação da reunião. “Nós vamos otimizar o fluxo, por meio de uma melhor definição do perfil e do quadro clínico dos pacientes que serão encaminhados para o HDT-UFT de forma que esteja dentro da nossa capacidade operacional “, explicou.

O chefe da divisão médica do HDT-UFT, Maurício Teixeira, enfatizou a importância desta aproximação entre as diretorias técnicas e deste alinhamento do atendimento, a fim de agilizar a resolução do problema do paciente, e se colocou à disposição no que for preciso dentro de suas competências,

Gestores se reúnem para debater a otimização do fluxo de pacientes entre as unidades (Foto: Daianni Parreira/HDT)Gestores se reúnem para debater a otimização do fluxo de pacientes entre as unidades (Foto: Daianni Parreira/HDT)Na ocasião, foi discutido ainda o interesse por parte do HRA de algumas especialidades que hoje o HDT-UFT dispõe que possam ser futuramente aditivadas na contratualização como nas especialidades de neurologia clínica, nefrologia e urologia. O encaminhamento dado foi de que a equipe levará a demanda para Secretaria de Estado da Saúde para estudar a viabilidade desta nova pactuação no contrato.

Participaram também do HRA, o diretor geral Vânio Rodrigues Souza; o diretor clínico, Claudivam de Abreu; a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação, Cora Coralina Soares de Carvalho; e a diretora de Integração Multiprofissional, Fabiana Lima; e do HDT-UFT, o gerente de Ensino e Pesquisa, Antônio Oliveira dos Santos Júnior; e a chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde, Milene Damous.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT