Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Congresso de Pesquisadores Negros da região Norte começa nesta quarta (21)
Início do conteúdo da página
EVENTO

Congresso de Pesquisadores Negros da região Norte começa nesta quarta (21)

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h10 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h20

II Copene Norte (Arte: Job/Sucom)

Sob o tema "Pensar o povo negro no enfrentamento à conjuntura perversa e de(i)solamento da Região Norte", terá início nesta quarta-feira (21), no Câmpus de Palmas, a segunda edição do Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da região Norte (II Copene Norte); as atividades ocorrerão no Bloco D (Anfiteatro), a partir das 18h, com uma mesa de abertura, parte cultural e a primeira conferência do Congresso sobre "Ações Afirmativas na Região Norte", com Zélia Amador de Deus sob mediação de Solange Aparecida do Nascimento. Confira aqui toda a programação do evento.

De acordo com a organização do Congresso, o II Copene objetiva "constituir-se enquanto espaço de divulgação, circulação e promoção da produção científica dos/as pesquisadores/as negros/as e de estudiosos/as das temáticas vinculadas à população negra na região Norte, sob a perspectiva do diálogo entre os povos africanos e da Diáspora, com vistas aos debates e reflexões acerca da intelectualidade negra nos diferentes campos e áreas do conhecimento científico e do saber, e também sob a perspectiva da resistência, do enfrentamento e do combate às diversas formas de racismo, de forma particular a segregação dos negros e negras nos espaços sociais e na produção acadêmica".

Segundo Mauro Torres Siqueira e Solange Aparecida do Nascimento, da comissão organizadora, cerca de 170 pessoas já estão com inscrições confirmadas para participar do evento, quando debaterão precarizações e negligências com a população negra e as políticas públicas destinadas a este público na região Norte do Brasil. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do Congresso, no endereço https://www.copenenorte2019.abpn.org.br/.

Valorização de estudos regionais

O Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da região Norte (Copene Norte) é um fórum da Seção Norte da Associação de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) que congrega os/as associados/as em ações de articulação, divulgação, promoção, valorização e construção de uma agenda regional voltada aos estudos africanos e afro-brasileiros. Contudo, essa seção também se preocupa com uma agenda internacional de cooperação e intercâmbio com instituições e pesquisadores/as de diferentes partes do mundo que se interessam pelas temáticas vinculadas a região.

A primeira edição do Copene Norte ocorreu no período de 05 a 07 de dezembro de 2017 nas dependências na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sob coordenação da Dr.ª Renilda Aparecida Costa. Se deu em consonância com o Plano de Ações da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), no investimento da regionalização da Associação, com o intuito de construir uma política voltada para as regiões, apostando na inovação em pesquisa e nas articulações com movimentos sociais e as secretarias municipais e estaduais de educação. Esta ação somou-se à busca pela implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 que tratam da inclusão no Currículo Oficial das redes públicas e privadas da história e cultura afro-brasileira e indígena. (com informações da coordenação do evento)

CONFERENCISTAS

Serão conferencistas nesta edição do Congresso as professoras Zélia Amador de Deus, Wilma Nazaré Baía Coelho e Renilda Aparecida Costa. Confira, abaixo, resumos de suas trajetórias acadêmicas:

Zélia Amador de Deus
Possui graduação em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (1974), curso de formação de ator (1974), mestrado em Estudo Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2008). É Professora da Universidade Federal do Pará desde 1978, na qual ministra, além de outras disciplinas: História da Arte; História e Teoria do Teatro; Estética. É Atriz e Diretora de Teatro. Atuou como Diretora do Centro de Letras e Artes da UFPA no período de 1989 a 1993. Vice-Reitora da UFPA (1993 a 1997). Ativista do movimento Negro, co-fundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará - CEDENPA - (1980). Membro do Grupo Interministerial de Valorização da População Negra -GTI - (1996 a 2001). Coordenadora do Núcleo de Arte da UFPA (1997a 2001). Implantou e coordenou o Programa de Ação Afirmativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2001 a 2003). Membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros - CADARA. Co-fundadora do Grupo de Estudos Afroamazônico da UFPA (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pará. Membro da CADARA; Membro fundadora do Grupo de Estudos Afroamazônico da UFPA; Coordenadora do Curso de Especialização- "Saberes Africanos e Afro-Brasileiros na Amazônia (Latu Sensu) (2011); Ex-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores negros-ABPN.Tem experiência na área de Letras, Teatro com experiência em História da Arte; Estética com ênfase em Arte e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, arte, teatro, literatura negro, política de Ação Afirmativa,educação e Afro-Diáspora.

Wilma Nazaré Baía Coelho
Pedagoga/UNAMA, mestra em Educação/UNAMA, doutora em Educação/UFRN. Professora da UFPA, desde de 1994. Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), do Programa em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e do Doutorado em Rede Educação na Amazônia (EDUCANORTE). Vice-Coordenadora do EDUCANORTE e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (GERA). Foi Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (GERA/UFPA, entre 2006-2016). Foi Pró-reitora de Ensino e Graduação Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2013-2014). É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Desenvolve e orienta pesquisas nas seguintes temáticas: Formação de Professores; Educação Básica; Educação para Relações Étnico-raciais; Diversidade e diferença; Ensino de História, Sociabilidades adolescentes; Legislação educacional e Planejamento de ensino, todos relacionados à Formação de Professores e a Escola Básica. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Renilda Aparecida Costa
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1992), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais (1995), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ Unisinos(2011). Foi professora do quadro do Magistério Público Estadual Santa Catarina - Escola de Educação Básica Vidal Ramos Junior de 1994 a 2009, Municipal no CAIC Nossa Senhora dos Prazeres de 1998 a 2009, da Universidade do Planalto Catarinense de 2000 a 2009, bem como, foi pesquisadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros Negro e Educação de 2001 a 2009 NEAB/NEU na mesma instituição. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas atuando no Instituto de Natureza e Cultura Benjamin Constant na área da Sociologia da Educação e no Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia. É coordenadora do Núcleo de Estudos Afro Indígena - NEAINC. Tem experiência nas áreas de conhecimento da Educação, Sociologia, Sociologia da Educação e Sociologia da Religião. Atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade Nacional Brasileira, Identidade Étnico-racial e Educação, Constituição da Identidade Religiosa na Amazônia, diálogo Inter-religioso e Religiões de Matrizes Africana.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Proex,Home
Fim do conteúdo da página