Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Gestão de Cooperativas comemora 10 anos nesta sexta com mesa-redonda
ARAGUAÍNA

Curso de Gestão de Cooperativas comemora 10 anos nesta sexta com mesa-redonda

Por Thuany Gonçalves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 17h37 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 16h15

O curso Gestão de Cooperativas, do Câmpus de Araguaína, realiza nesta sexta-feira (05), a partir das 19h, no auditório do Anfiteatro - Bloco G, a mesa-redonda "Perspectiva do mercado de trabalho para o cooperativismo". O evento celebra os 10 anos de existência do curso e, também, comemora o Dia Internacional do Cooperativismo – celebrado no primeiro sábado de julho de cada ano.

A mesa-redonda será composta pelo professor Rumenning Abrantes, que também é o coordenador do curso Gestão de Cooperativas; Luiz Carlos Oliveira – presidente da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas; Ronaldo Gaudio – presidente do Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo – Ibecoop do Rio de Janeiro; Priscylla Angel – representante da Instituição Financeira Cooperativa – Sicredi de Araguaína.

Formação

O curso  está completando dez anos de existência na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e possui um corpo docente qualificado, sendo 50% doutores e os outros 50% mestres. A Universidade conta também com dois cursos de pós-graduação lato sensu vinculados à Gestão de Cooperativas: MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão de Pessoas e Coaching.

O coordenador do curso, professor Rumenning Abrantes ressalta que o curso superior de Gestão de Cooperativas habilita o discente a gerenciar uma empresa sem fins lucrativos, ou seja, a empresa denominada como cooperativa. “As cooperativas são organizações de pessoas com objetivos comuns, que visam uma melhor condição social, bem-estar e qualidade de vida para os seus cooperados. O intuito de formar as cooperativas é combater a concorrência desleal promovida pelo capitalismo econômico. O gestor atua nessa área como um administrador, com fins sociais e econômicos”, afirma.

De acordo com Abrantes, a formação no curso habilita o estudante para o mercado de trabalho em termos de atuação em cooperativas, associações, órgãos não governamentais e, ainda, como consultor em diversos órgãos do segmento. “O aluno pode atuar até mesmo na gestão de uma empresa, desde que não perca a finalidade social da formação em Gestão de Cooperativas”, concluiu.