Página inicial > Últimas Notícias > HDT participa da Expoara 2019 com ações educativas no estande da UFT
AÇÃO EXTRAMUROS

HDT participa da Expoara 2019 com ações educativas no estande da UFT

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 17h22 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 17h39

As ações foram desenvolvidas no estande da UFT na Exposição Agropecuária de Araguaína (Foto: Paulo Souza/Divulgação)As ações foram desenvolvidas no estande da UFT na Exposição Agropecuária de Araguaína (Foto: Paulo Souza/Divulgação)

Profissionais do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram, na sexta-feira (07), da Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), com ações lúdicas e educativas. A atividade ocorreu no estande da UFT, que segue com programações diárias diversificadas, até dia 16 de junho no Parque de Exposições Dair José Lourenço.

Para o superintendente do HDT-UFT, José Pereira Guimarães Neto, tendo em vista que a Expoara é a maior feira do segmento no Norte do Tocantins, movimenta um fluxo muito grande de pessoas. “Como Hospital Universitário temos a missão de levar informações sobre temas da saúde para a população. Por isso, nossa participação na exposição foi bastante oportuna, pois propiciou a divulgação dos serviços ofertados na Unidade Hospitalar, para um público variado de crianças a adultos”, comemorou.

A professora do Curso de Turismo, Ivanise Borges Souza, responsável pela coordenação das atividades do stand da UFT explica que este é o segundo ano em que a Universidade participa do evento com o objetivo de promover a instituição perante a sociedade, dando visibilidade às produções em termos de pesquisa, extensão e ensino.

“Araguaína é uma cidade voltada ao agronegócio, e a feira é a principal vitrine do segmento. Então é importante que nós estejamos presentes neste evento para divulgarmos os nossos cursos e prestar conta para a sociedade sobre o que que está sendo realizado, além de viabilizar essa integração entre a academia e o público da Expoara. Agradecemos ao Sindicato Rural do Município pela oportunidade”, conclui.

Ações do Hospital Universitário da UFT

O HDT-UFT ofertou orientações sobre alimentação saudável com nutricionistas e com relação as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); realizou a distribuição de preservativos; e aferição de pressão arterial, peso, altura circunferência abdominal e IMC. O público infantil contou com atividades sobre higiene bucal. E, por meio da parceria com o Centro de Controle de Zoonose (CCZ) da Prefeitura, realizou o teatro de fantoches que abordava a dengue, chikungunya, zika e calazar, e exposição de animais peçonhentos, com apoio do curso de Biologia.

A psicóloga e chefe da Unidade Multiprofissional, Satila Evely, destacou o envolvimento dos profissionais como um grande diferencial do sucesso da participação do hospital. “Foi uma ação de suma importância para a aproximação do hospital universitário da comunidade. Os profissionais vestiram a camisa e realizaram ações educativas, integrando as diversas áreas do hospital”.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT