Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFT apresenta a Exposição Fotográfica Existências Mínimas
Início do conteúdo da página
sesc|TO

Professora da UFT apresenta a Exposição Fotográfica Existências Mínimas

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 09h58 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 10h34

No dia 14 de junho de 2019, às 19h, será inaugurada a Exposição Fotográfica Existências Mínimas, na Galeria do Sesc/TO, em Palmas. A exposição estará aberta ao público até o dia 29 de julho e será possível também agendar visitas mediadas pelo e-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (63)3212-9922. A visitação é gratuita.

A exposição faz parte da pesquisa sobre fotografia contemporânea e processo Criativo, da professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade e do curso de Pedagogia da UFT, Amanda Leite e contará com mais de 30 fotos de tamanhos diversos, além de algumas instalações. Leite explica que quem passar por lá vai conferir o resultado da pesquisa que ela esta realizando sobre miniaturas e fotografias e a perspectiva invertida das figuras humanas, sempre com material cotidiano, com a ideia da poesia na fotografia, olhando a imagem como um lugar de brincadeira.

Inspiração

Leite conta ainda, que entre suas inspirações está o poeta Manoel de Barros no Livro das ignorãnças, enfatizando que “é preciso desinventar os objetos”, dar a eles outras funções, “usar palavras que ainda não tenham idioma”. “Como uma criança que diariamente (des)inventa palavras e objetos em despropósitos tomo esta provocação para produzir a série Mínimos. Um tipo de exercício brincante na composição fotográfica. Uma tentativa de compor pequenos poemas imagéticos onde a menor parte ganha destaque em imagens que mesclam cenas cotidianas e ficção”, afirma ela.

“Procuro abrir fissuras, criar outras perspectivas, deslocar os clichês de signos e símbolos comuns para perceber outros modos de existência. Cada fotografia existe pela potência de vida, pela fragilidade, pelo estímulo imaginário. Portanto, meu convite a você é que possamos então continuar brincando, pensando, criando com as imagens e suas singularidades. Que o nosso modo de ver seja mais intenso, inventivo e experimental”, conclama a professora.

A Exposição

A exposição já esteve no mês de abril de 2018, na Galeria da Casa do Lago, na cidade de Campinas/SP e agora estará na Galeria do Sesc, em Palmas. Em setembro deste ano a exposição seguirá para a cidade de João Pessoa e ficará ao longo do mês em exibição na Galeria da Pinacoteca (UFPB).

Acompanhe novidades no site da artista: www.amandaleite.com.br e também no Instagram: @amandampleite.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Exposição,Home
Fim do conteúdo da página