Página inicial > Últimas Notícias > UFT e ATM firmam parceria para alojar pesquisadores estrangeiros
PPGDR

UFT e ATM firmam parceria para alojar pesquisadores estrangeiros

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 15h41 | Última atualização em Quarta, 07 de Março de 2018, 16h37

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Federal do Tocantins e a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) firmaram convênio nesta terça-feira (6). A parceria permitirá que estudantes e pesquisadores estrangeiros do Programa possam se alojar na sede da ATM sem custos. Em contrapartida, serão disponibilizadas quatro vagas do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas para a ATM, que poderão ser utilizadas por prefeitos e vice-prefeitos, servidores de municípios com até 50 mil habitantes e servidores da própria ATM.

O coordenador do PPGDR, Waldecy Rodrigues, destaca que a parceria é estratégica para as duas instituições. "É importante dialogar com os prefeitos. Futuramente, poderemos capacitar o corpo técnico das prefeituras. Enquanto que para a UFT, receber pesquisadores estrangeiros faz parte do processo de internacionalização do Programa".

O presidente da ATM, Jairo Mariano, é prefeito do município de Pedro Afonso e se disse agradecido pela possibilidade de capacitar os líderes dos pequenos municípios. "Tenho certeza de que com isso, as políticas públicas poderão ser melhor executadas nos municípios do interior".

Para o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, a aproximação entre municípios e Universidade faz parte do plano de gestão para aproximar a Universidade tanto da iniciativa privada quanto do poder público. "Nós temos vários programas de pós-graduação com condições de contribuir para os municípios tocantinenses. E poder acomodar melhor os pesquisadores estrangeiros faz com que aumente a atratividade do programa".

marcador(es): Palmas,Home,PPGDR