Página inicial > Últimas Notícias > Convênio possibilita oferta de especialização com 400 vagas para todo o Estado
OPAJE

Convênio possibilita oferta de especialização com 400 vagas para todo o Estado

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 17h35 | Última atualização em Terça, 06 de Março de 2018, 17h35

Com oferta de 400 vagas e abrangência para todos os 139 municípios do Tocantins - por meio do Ensino a Distância (EaD) -, será assinado nesta quarta-feira (7), às 8h30, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, em Palmas, convênio entre a Universidade Federal do Tocantins, por meio do Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), e o governo estadual para a oferta da segunda turma da especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia.

Devem assinar o convênio o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; o secretário de Estado da Administração, Geferson Barros; e a gerente da Universidade Corporativa do Estado do Tocantins (Unicet), Kátia Gomes.

Segundo o professor Gilson Pôrto, coordenador do Opaje, das 400 vagas, 300 serão destinadas a servidores públicos estaduais e 100 para o público em geral. "É o resultado da parceria entre o Opaje, a Unicet, e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapto). Trata-se de uma parceria importante, gestada ao longo de oito meses de preparativos, onde fica claro o papel social do Opaje. Neste sentido, o apoio do Estado foi essencial para a oferta destas atividades", contou o coordenador.

Pôrto destaca que a maior capilaridade desta especialização - agora chegando a todos os municípios por meio do sistema EaD - fará com que as prefeituras que ainda não têm a discussão sobre Inovação, Ciência e Tecnologia o façam, permitindo que seus técnicos sejam capacitados e também possibilitando o surgimento de novos atores. "É uma contribuição essencial para a consolidação da educação no Estado do do Tocantins", pontua.

O edital ainda está em fase de elaboração, mas ficará disponível no site da especialização, no Portal da UFT na internet. Pôrto lembra que haverá vagas para cotas para indígenas, quilombolas, técnicos administrativos da UFT e portadores de deficiência, evidenciando o papel social da UFT, do Opaje e do próprio governo estadual por meio da Unicet.

O curso
A especialização terá duração de 12 meses, com carga horária de 390 horas e no sistema de Educação a Distância. Apenas a aula de abertura e o encerramento do curso serão presenciais. A intenção é que a pós-graduação tenha início ainda neste semestre.

marcador(es): Opaje,Home