Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Palestra aborda os impactos dos agrotóxicos sobre as abelhas
Início do conteúdo da página
PALMAS

Palestra aborda os impactos dos agrotóxicos sobre as abelhas

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2017, 16h27 | Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2017, 19h01

Com o tema "Agrotóxicos X Abelhas", ocorre nesta segunda-feira (28), às 19h, no auditório do Bloco III da UFT, Câmpus Palmas, o quarto encontro do Ciclo de Palestras sobre abelhas. Organizada pelo Grupo de Pesquisa Biologia, Conservação e Manejo de Abelhas, a palestra tem o objetivo de apresentar o impacto dos agrotóxicos sobre as populações desse inseto. A palestra será ministrada pelo professor do curso de Agronomia, Paulo Henrique Tschoeke.

O professor Tschoeke pontua que a palestra trará uma abordagem da importância das abelhas no mundo e o impacto com o uso indiscriminado de agrotóxicos. "O uso desse produto ocorre tanto na agricultura como nas áreas urbanas e a palestra tem o intuito de conscientizar a população quanto à importância da preservação desses insetos, que são tão benéficos pra nós", afirma.

De acordo com o professor da UFT e um dos organizadores do Ciclo, Waldesse Piragé de Oliveira, o forte uso de agrotóxicos tem sido muito prejudicial não só para as abelhas. "No cenário mundial atual, sabe-se que os agrotóxicos têm se tornado um dos responsáveis pelo extermínio das abelhas, que são importantes polinizadoras e o seu desaparecimento pode afetar a produção de alimentos inclusive", afirma.

Oliveira ressalta que a discussão desse tema é muito pertinente justamente para a garantia da proteção da flora, das florestas e da produção de alimentos. "Apesar do forte papel econômico da indústria de agrotóxicos, o uso intenso tem causado um papel danoso à biodiversidade dos polinizadores e o seu valor econômico é imensurável", destaca.


Ciclo de Palestras

Oliveira Júnior é um dos organizadores do Ciclo de palestras sobre abelhas, realizado pela UFT e pelo Grupo de Pesquisa Biologia, Conservação e Manejo de Abelhas. O evento conta com o apoio da Ruraltins, Seagro, Federação Tocantinense de Apicultura (Fetoapi) e do Governo do Tocantins.

As palestras têm tratado a importância das abelhas e da preservação delas para o ecossistema. Serão discutidos temas como plantas melíferas, sanidade apícola, pragas, genética e preservação, biodiversidade, produtos e legislação.

As próximas palestras estão previstas para os dias 26 de setembro, 24 de outubro, 28 de novembro e 05 de dezembro, todas às 19h, no auditório do Bloco III da UFT, Câmpus Palmas.


registrado em:
marcador(es): Palmas,Home
Fim do conteúdo da página