Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Palestra sobre transparência e controle social abre I Fórum de integração de Jornalismo
Início do conteúdo da página
Programação

Palestra sobre transparência e controle social abre I Fórum de integração de Jornalismo

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2017, 11h48 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 09h56

A transparência é um dos assuntos cada vez mais debatidos pela sociedade brasileira atualmente, sobretudo quando se fala em controle social e como a comunicação deve auxiliar na disponibilização das informações para a população em relação aos serviços prestados pelo poder público. Nesse sentido, o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins realizou na manhã desta segunda-feira (28) a palestra: “Transparência e controle social: Qual o papel da comunicação?”, ministrada pelo professor Éder Lucinda  do quadro docente da UFT e também membro do Observatório Social de Palmas-TO. O evento marca a abertura do I Fórum de Integração do curso, que ocorre entre os dias 28 e 31 de agosto com intuito de comemorar a inauguração do complexo laboratorial de Jornalismo, o Caleidoscópio. 

Palestrante Éder Lucinda no I Fórum de Jornalismo  Foto Elini Oliveira/DicomPalestrante Éder Lucinda no I Fórum de Jornalismo Foto Elini Oliveira/DicomDe acordo com o professor Éder Lucinda, este tipo de abordagem pretende  promover a cultura da transparência e consequentemente, o controle social. "Devemos entender que o jornalismo e todas as pessoas que atuam na área de comunicação tem um papel extremamente relevante e fundamental. Tendo em vista, que por mais que os portais de transparência busquem levar uma linguagem cidadã  e objetiva, na maioria das vezes, isso ainda não acontece. É neste momento que o jornalista acaba fazendo esse papel de traduzir em palavras e linguagens  mais fáceis para o entendimento das informações que são disponibilizadas pelos órgãos públicos', explica. 

Fórum- Caleidoscópio

Na mesa de abertura do Fórum estiveram presentes a diretora do Câmpus de Palmas, Ana Lúcia Medeiros, a coordenadora do curso de Jornalismo, Alice Agnes Espíndola, a professora Valquíria Guimarães e a representante do Centro Acadêmico, Elâine Noleto. Na ocasião, a coordenadora agradeceu a presença de todos e relembrou que a conquista do complexo foi também uma luta de muitos anos dos alunos, de vários outros professores que passarão pela coordenação, bem como outros gestores que estiveram anteriormente na reitoria da UFT.

Mesa de abertura Foto Elini Oliveira/DicomMesa de abertura Foto Elini Oliveira/Dicom

O evento está sendo organizado pelo colegiado e pelo Centro Acadêmico de Jornalismo, em parceria com a TV Graciosa, afiliada da TV Cultura, a Pro-TV e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor). Na programação está previsto para acontecer, dentre as atrações, a exposição Vila Digital, uma exposição interativa sobre a história da televisão, além de palestras, oficinas e atividades culturais.

Veja as fotos do primeiro dia do Fórum.

 

 

 

registrado em:
marcador(es): Palmas,Eventos,Home,Jornalismo
Fim do conteúdo da página