Página inicial > Últimas Notícias > Projeto "Educação e Cidadania" discute temas como controle social e gestão fiscal
Ciências Econômicas

Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 11h50 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2017, 11h50

Com o objetivo de estimular e capacitar acadêmicos e a comunidade externa para o exercício do controle social em relação aos recursos públicos, o curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a parceria da Controladoria-Geral da União (CGU), e do Observatório Social de Palmas (OSP), desenvolveram o projeto de extensão universitária “Educação e Cidadania: Controle Social na Aplicação de Recursos Públicos”.

O projeto consiste em uma série de oficinas com atividades teóricas e práticas sobre espaços, possibilidades e instrumentos de exercício do controle social que também podem ocorrer fora da universidade. Entre os tópicos do projeto estão: controle social no Brasil; dinâmica da gestão fiscal e dispositivos legais para o exercício do controle social; instrumentos para o efetivo exercício do controle social, como portais de transparência, sistemas de informação ao cidadão e sistemas de ouvidorias.

A primeira oficina terá a participação da presidente do OSP, Cláudia Regina, e os representantes da CGU, do Núcleo de Ações de Prevenção à Corrupção, Aline Rigoni e o professor da UFT e coordenador do projeto, Eder Pereira. Este primeiro encontro será realizado no dia 8 de julho, no Bloco J, na sala 101. As inscrições nesta oficina devem ser realizadas na página eletrônica do projeto, até alcançar o número de vagas, são 40 disponíveis. As inscrições são gratuitas; “todos os eventos vinculados ao projeto são inteiramente gratuitos”, declara o coordenador.

Pereira ainda fala sobre as frentes estratégicas e a importância dos temas abordados. “Vislumbra-se como impacto desta ação o estímulo à consciência política e a formação de cidadãos capazes de participar efetivamente do controle da gestão e dos gastos públicos. O projeto ainda atua em duas frentes estratégicas: Sensibilização - mobilizando e estimulando o exercício do controle social; e Educação - capacitando para o exercício eficaz do controle social”, conclui.

Mais informações sobre o projeto e suas oficinas podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Cartaz de DivulgaçãoCartaz de Divulgação