Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT participa de evento internacional que debate sistemas fluviais afetados por barragens
Início do conteúdo da página
CIAMB

UFT participa de evento internacional que debate sistemas fluviais afetados por barragens

Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2017, 12h04 | Última atualização em Quarta, 24 de Mai de 2017, 20h12

Participantes conheceram um sítio de gravuras rupestres, de uma comunidade indígena americana (Foto: Divulgação)Participantes conheceram um sítio de gravuras rupestres, de uma comunidade indígena americana (Foto: Divulgação)Por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb) a Universidade Federal do Tocantins participa nesta semana, até esta sexta-feira (19) do workshop "Rede Barragens Amazônicas" (Amazon Dams Network),  na cidade de Flagastaff, no estado norte-americano do Arizona. A UFT é representada pelas alunas do PPGCiamb e bolsistas do Capes Adila Lima e Monique Busquets, acompanhadas pela professora do Programa, Elineide Eugênio Marques.

Durante o evento, iniciado na última segunda-feira (15), os participantes participaram de discussões, troca de informações, conheceram experiências na construção de hidrelétricas e na gestão de sistemas fluviais afetados pela construção de barragens. Conheceram a bacia do rio Colorado e pela barragem hidrelétrica Glen Canyon, neste mesmo rio. Segundo as informações das participantes tocantinenses, além da UFT, integram o grupo pesquisadores das universidades de Rondônia, Estadual do Mato Grosso, Universidade da Flórida, além de representantes do governo brasileiro, promotores públicos, de populações indígenas da Amazônia e do setor elétrico norte-americano, brasileiro, boliviano e peruano.

A doutoranda Monise diz que a o evento "visa promover o diálogo e o aprendizado através das fronteiras geográficas, focando na pesquisa integradora e na gestão adaptativa de sistemas de água doce afetados por represas hidrelétricas nas bacias hidrográficas da Amazônia e do Rio Colorado". Durante a visita ao Glen Canyon, os participantes puderam conhecer um sítio de pinturas rupestres do povo Zuni, originários da região. Durante a estada dos participantes no workshop ocorreram oficinas, palestras, apresentações de trabalhos sobre as ações desenvolvidas na bacia hidrográfica do rio Colorado.

A professora Elineide, que lidera a Rede de Barragens Amazônicas pela UFT, diz que a conexão das universidades amazônicas com outras internacionais cumpre exigências da Capes no sentido da internacionalização dos cursos de pós-graduação. "A experiência é o reconhecimento dos estudos que estão sendo realizados no Brasil, fortalecendo assim os grupos de pesquisas e as trocas entre pesquisadores". Ela pontua que as informações apresentadas durante a estada no Arizona são fruto de um trabalho coletivo. A ideia é promover a construção de propostas para um trabalho cooperativo na região amazônica ao longo do próximo ano. (Com informações de Monique Busquets)

registrado em:
marcador(es): Palmas,Propesq,Home,PPGCiamb
Fim do conteúdo da página