Página inicial > Últimas Notícias > Prazo para realização de exames periódicos é prorrogado até 11 de maio

Prazo para realização de exames periódicos é prorrogado até 11 de maio

Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2017, 15h29 | Última atualização em Quinta, 04 de Mai de 2017, 09h58

Cerca de metade dos 502 servidores da UFT convocados para a realização de exames periódicos ainda não cumpriram os procedimentos obrigatórios de avaliação médica ou de formalização da recusa em participar. Por este motivo, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progedep) decidiu prorrogar novamente o prazo, que terminaria nesta sexta-feira (5). Com isso, os convocados têm agora até o dia 11 de maio para regularizar a situação.

O diretor de Saúde e Qualidade de Vida da Progedep, Thiago de Cesaro, ressalta que os exames são de extrema importância para a avaliação da saúde dos trabalhadores e também para nortear políticas de melhoria das condições de trabalho na Universidade. Por isso, segundo ele, a decisão de alongamento do prazo também levou em consideração a ocorrência de vários feriados no mês de abril, que reduziram consideravelmente o tempo para que os servidores procurassem os serviços e para a realização dos exames por parte da empresa terceirizada contratada.

Saiba mais

Esta é a primeira vez que a UFT promove a realização dos exames periódicos, que são uma rotina obrigatória para os servidores, determinada pela Lei nº 8.112/1990.

Os convocados receberam um tutorial sobre os procedimentos por e-mail. Feita a emissão das guias por meio do Sigepe, eles devem realizar o agendamento dos exames laboratoriais e, após a realização destes, de posse dos resultados, passam pela avaliação clínica para a emissão do atestado de saúde ocupacional.

Aqueles que preferirem, porém, podem optar por não se submeter à avaliação médica, mas devem formalizar esta opção através do termo de recusa próprio emitido pela internet, por meio da plataforma do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (Sigepe), e que deve ser entregue assinado à Progedep ou às Gerências de Desenvolvimento Humano (GDHs) dos câmpus, no prazo determinado.

Nesta primeira etapa foram convocados 502 servidores do Câmpus de Palmas e da Reitoria. Ainda este ano devem ser contemplados nos exames periódicos 1.032 técnicos administrativos e docentes - cerca de 60% do total de servidores da Universidade. Segundo a Progedep, na destinação de recursos para a realização dos exames foram priorizados aqueles que trabalham em laboratórios ou em outras áreas de risco, e que têm a partir de 37 anos de idade.

Os exames devem ser realizados anualmente no caso de servidores a partir de 45 anos de idade, expostos a fatores de risco de doenças ocupacionais ou portadores de doenças crônicas que exijam essa periodicidade. Para os que operam raios-x, lidam com substâncias radioadivas ou possuem outras doenças crônicas, a periodicidade é semestral. Nos demais casos, a rotina deve ser repetida a cada dois anos.

Mais informações podem ser obtidas na Progedep, pelo telefone 3232-8560, ou no Siass, pelo telefone 3218-3931.

Exames laboratoriais incluídos na avaliação:

• Hemograma completo
  • Glicemia
  • Urina tipo I
  • Creatina
  • Colesterol total e triglicerídes
  • AST (Transaminase Glutâmica Oxalacética TGO)
  • ALT (Transaminase Glutâmica Pirúvica TGP)
  • Citologia Oncótica (Papanicolau, apenas para mulheres)
  • Exames oftalmológicos (apenas para servidores com mais de 45 anos)
  • Pesquisa de sangue oculto nas fezes (apenas para servidores com mais de 50 anos de idade)
  • Mamografia (apenas para mulheres com mais de 50 anos de idade)