Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Tocantinópolis realiza Fórum para elaborar Plano de Cultura
Participação Social

Câmpus de Tocantinópolis realiza Fórum para elaborar Plano de Cultura

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2017, 16h43 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2017, 16h09

Discussão sobre cultura movimenta o Câmpus de Tocantinópolis nesta sexta-feira (Foto: Giano Carlos Guimarães/Divulgação)Discutir as diretrizes e construir um Plano de Cultura com a participação da sociedade é o objetivo da realização do I Fórum de Cultura do Câmpus de Tocantinópolis da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento ocorre nesta sexta-feira (7), no auditório da UFT em Tocantinópolis, a partir das 8h30, e é um desdobramento do Fórum de Cultura da UFT, realizado em novembro de 2016.

De acordo com um dos realizadores do evento, Giano Carlos dos Santos Guimarães, "é importante o diálogo com a sociedade para a valorização do patrimônio cultural em Tocantinópolis, como também a construção de parcerias com o poder público local para a promoção da cultura e ações de extensão", ressalta.

Para o técnico em assuntos educacionais do Setor de Apoio às Políticas Estudantis (Sape), Hemerson Ferreira, o Fórum pretende discutir os significados de cultura e as consequências de sua apropriação como política pública. "É notório que o cuidado com o patrimônio cultural e artístico da cidade, cujo assentamento tem quase 200 anos, tem sido negligenciado. É preciso, assim, que o debate à respeito da cultura seja pautado pela população interessada, com repercussão no controle das ações da gestão municipal e estadual", explica.

Ferreira acrescenta que um dos objetivos principais  do Fórum é mapear a produção cultural local e propor mecanismos de formação do público consumidor de cultura que sejam sustentáveis, tendo em vista os recursos do município e da própria universidade. "Para a sociedade, é importante que o município esteja integrado no Sistema Nacional de Cultura e que existam meios de controle popular da gestão municipal (como o Conselho de Cultura, que ainda não existe no município) para que seja garantido o acesso à cultura por meio de políticas públicas, o que, vale lembrar, constitui direito de segunda geração", destaca.

Diálogo com a sociedade

O Fórum é organizado pelo Câmpus de Tocantinópolis junto com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da UFT, e faz parte das discussões já realizadas com os câmpus, através do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura, para a importância do papel da universidade enquanto elemento representativo na formação cultural no Tocantins. O Fórum de Cultura pretende envolver a comunidade interna, externa e representantes da área, propondo um diálogo entre as forças criativas e produtoras de cultura junto à UFT.

Para a diretora de Cultura da Proex, Sandra Rodrigues, a intenção é que cada câmpus da UFT elabore seu plano de cultura que integrará o Plano Geral de Cultura da UFT. "Tocantinópolis é o primeiro câmpus a realizar seu Fórum para a construção do plano, com exceção do Câmpus de Arraias que já possui o seu plano de cultura elaborado. A intenção é que todos os sete câmpus apresentem seus projetos no segundo Fórum de Cultura da UFT, previsto para ser realizado no mês de outubro deste ano", ressalta. Ela ainda acrescenta que junto a este evento acontecerá o quinto encontro de cultura das universidades e  institutos federais da região norte no Câmpus de Palmas.

marcador(es): Tocantinópolis,Home