Página inicial > Últimas Notícias > Arraias: Professores e estudantes participam de oficinas sobre desenvolvimento turístico em comunidade quilombola

Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2016, 16h47 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 10h50

Professores e estudantes do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental do Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram de oficinas de desenvolvimento turístico na comunidade quilombola Kalunga. As atividades fazem parte do programa de extensão Kalunga Cidadão: promoção da igualdade racial na comunidade rural quilombola Kalunga de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás, da Universidade Federal de Goiás. A ação ocorreu de 1º a 3 de novembro.

Oficina realizada na comunidade Kalunga por professores e estudantes do Câmpus de Arraias da UFT (Foto:arquivo pessoal)Oficina realizada na comunidade Kalunga por professores e estudantes da UFT. (Foto:arquivo pessoal)

Para a professora do curso, Noeci Carvalho Messias, as oficinas permitiram uma maior aproximação com as lideranças locais. “Consideramos que foi positiva a nossa participação, visto que possibilitou estabelecer diálogos e parcerias de trabalhos em conjunto com a UFG, junto às comunidades quilombolas”, reforça.

No primeiro dia, foi realizada a oficina de primeiros socorros, por soldados do Corpo de Bombeiros de Posse (GO). No dia (2), teve a palestra intitulada a Comunidade Kalunga e sua relação com o cerrado: potencialidades turísticas no território Kalunga; Gastronomia e artesanato. Já no último dia, as oficinas foram sobre: Entendendo o turismo: desenvolvimento local e turismo de base comunitária; Turismo, desenvolvimento e a participação das mulheres em cooperativas e associações e trilhas turísticas e condução de visitantes.

marcador(es): Arraias