Página inicial > Últimas Notícias > Araguaína: Semana acadêmica de geografia traz perspectiva do ensino na educação básica

Por Patricia Paiva e Luana Nunes | Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2016, 18h30 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Com o tema "Licenciatura, Formação Docente e Ensino de Geografia na Educação Básica", a V Semana Acadêmica do Curso de Geografia, Câmpus de Araguaína, ocorre entre os dias 23 e 25 de maio, em Araguaína. Estabelecer o diálogo e a aproximação entre o curso com a comunidade escolar local é uma das perspectivas do evento.

"É importante a interlocução com a rede básica de ensino, refletindo sobre a construção do papel do professor de geografia, outra reflexão que a semana acadêmica traz é sobre as questões de estudantes/estagiários, bolsista do Pibid quanto aos egressos, e também sobre os estudantes indígenas que fazem uma construção intercultural", ressalta a professora Kênia Gonçalves. O ensino de geografia na educação básica permite ao educando o entendimento, o conhecimento e a formação crítica, não não só do seu espaço geográfico, mas também uma aproximação com a sociedade.

O evento abordará nove eixos temáticos, inerentes às práticas do curso: Ensino de Geografia Tocantins; Teoria e Prática na Formação Docente; Formação Continuada dos Professores de Geografia; A relação dos TCC’s e a Formação Docente; A proposta Curricular do Curso de Licenciatura em Geografia; A relação Escola e Universidade; A importância do Pibid na Formação de Professores; Contextos Urbanos e Rurais; Extensão Universitária.

A V semana acadêmica traz um espaço de diálogo, ou seja, é a oportunidade tanto para os apresentadores como para os participantes sem trabalhos inscritos para discutir, apresentar experiências e trocar informações. O recebimento dos trabalhos se encerra nesta quarta-feira (18), e serão avaliados por uma banca na segunda-feira (23).

Inscrições

A inscrição deve ser realizada na coordenação do curso de geografia, no Bala I, piso inferior, com o secretário Marcos Sousa, das 08h às 12h e das 14h às 18h.