Página inicial > Últimas Notícias > Pescadores do Bico do Papagaio recebem capacitação

Pescadores do Bico do Papagaio recebem capacitação

Por Assessoria de Imprensa da SECT | Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2012, 14h39 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Pescadores das cidades de Itaguatins, São Miguel do Tocantins, Sampaio, Tocantinópolis e Araguatins receberam, no último final de semana, capacitação em palestra proferida pelo professor da UFT, Pedro Ysmael Mujica, coordenador do subprojeto Rede Peixe do Projeto Tecnologias Sociais. A ação fez parte das atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Tocantins, no auditório do Sebrae de Araguatins, a 600 quilômetros de Palmas.

Mujica falou sobre a maneira correta de processamento, como aproveitar todas as partes do peixe. “Quando o consumidor vai comprar um pescado ele quer cada vez mais que o peixe esteja pronto para o consumo. E quando o pescador realiza todos estes procedimentos de forma correta ele consegue agregar mais valor ao produto”, explicou.

Foto: Divulgação SECT
Professor Pedro Mujica (em pé) durante palestra em Araguatins

Os pescadores ainda receberam orientações de professores e pesquisadores da Universidade do Tocantins (Unitins) sobre cooperativismo, economia solidária e desenvolvimento econômico sustentável. Para o pescador Gilvan Freire Brito, de São Miguel do Tocantins, o seminário foi de muita relevância. “Porque antigamente a gente não tinha isso aqui na região, agora com as cooperativas a classe foi valorizada e nós conseguimos comercializar melhor o pescado”, conta.

As ações ocorreram no Seminário de Fortalecimento das Cadeias produtivas locais que é uma das ações do Projeto Tecnologias Sociais, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia (SECT), como parte das atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Tocantins, e objetivou capacitar e orientar integrantes das colônias de pescadores da região do Bico do Papagaio.

Parceria - O projeto Tecnologias Sociais é desenvolvido pela SECT em parceria com a FINEP – Financiadora de Estuados e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e SEBRAE.

Executado por pesquisadores e estudantes bolsistas da UFT, UNITINS, Fundação UNIRG e IFTO – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins, o Tecnologias Sociais é composto por quatro subprojetos, que estão sendo executados no Sudeste, (Cadeia produtiva do Leite e Formrede), Bico do Papagaio (Redepeixe) e no Jalapão (Jalamel). Nestas regiões estão localizados os municípios com menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do Estado. (Com edição de Samuel Lima / Dicom-UFT)