Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inovação Tecnológica - NIT > Vitrine Tecnológica > Portfólio de Patentes > Elaboração de bebida fermentada à base de suco de cajá (Spondias mombin L.)
Início do conteúdo da página

Elaboração de bebida fermentada à base de suco de cajá (Spondias mombin L.)

Elaboração de bebida fermentada à base de suco de cajá (Spondias mombin L.)

Descrição: O pedido de patente "Elaboração de bebida fermentada à base de suco de cajá (Spondias mombin L.)" refere-se ao processo de fabricação de um produto probiótico fermentado, não lácteo, bebida fermentada à base de suco de cajá, cujo respectivo processo de fabricação compreende as principais etapas para sua produção: a) obtenção da polpa; b) formulação do suco; c) inoculação de bactérias láticas fermentativas; d) fermentação, envase e armazenamento. As bactérias láticas usadas no processo de fabricação da bebida são os microrganismos do gênero Lactobacillus, preferencialmente, Lactobacillus casei. Os frutos da cajazeira (Spondias mombin L.) são explorados extrativamente e têm grande importância socioeconômica para as regiões Norte e Nordeste do Brasil. O cajá é rico em vitaminas e antioxidantes e a partir do suco fermentado com bactérias lácticas dá origem a uma bebida probiótica que traz benefícios à saúde. O presente pedido de patente tem aplicação no setor técnico da engenharia de alimentos e indústria alimentícia.

Resumo Executivo: O setor a que se refere a patente é o de indústria de alimentos. O mercado destinado ao produto é o imenso mercado fitness que procura uma alimentação saudável através de alimentos funcionais. O cajá (Spondias mombin L.), por ser rico em nutrientes antioxidantes, pode ser um alimento probiótico em potencial. E a partir da elaboração do suco, e posterior fermentação com bactérias lácticas dar origem a uma bebida probiótica com boa aceitação comercial. A bebida probiótica é considerada como alimento funcional. A tecnologia envolvida na patente abrange as etapas de formulação da bebida com suco de cajá, inoculação de bactérias láticas, fermentação, envase e armazenamento refrigerado.

Titular: UFT

Inventores: Aroldo Arévalo Pinedo, Catiara Fernandes Pereira, Zilda Doratiotto de Salles Arévalo

Status: Pedido de INVENÇÃO depositado junto ao INPI

Nº do Pedido: BR 10 2020 002833-2

Data do depósito: 10/02/2020

registrado em:
Fim do conteúdo da página