Câmpus de Palmas recebe o projeto “90 anos de Tom Jobim” nesta quarta

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 13h22 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2017, 09h18

Na noite desta quarta-feira (26), o Câmpus da UFT em Palmas vai receber a apresentação musical do Babaçu Trio, composto pelos professores do Câmpus de Tocantinópolis, José Jarbas Ruas, Anderson Brasil e Marcus Bonilla. O show faz parte do projeto de extensão “90 anos de Tom Jobim”, e terá início às 19h, no auditório do Bloco IV (Reitoria).

Série de apresentações do Babaçu Trio teve início no Câmpus de Gurupi (Foto: Mateus Luz/ Divulgação)Série de apresentações do Babaçu Trio teve início no Câmpus de Gurupi (Foto: Mateus Luz/ Divulgação)

Para retirar um convite, o interessado deve levar, em horário comercial, um quilo de alimento não-perecível à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex/UFT). Os alimentos arrecadados serão doados a entidades sociais.

Sobre o projeto

O professor José Jarbas Ruas explicou que tudo teve início na disciplina de História da Música Popular Brasileira, a partir de demanda dos próprios estudantes. “Nosso objetivo com essa proposta é contribuir no conhecimento dos alunos sobre Bossa Nova, a vida e a obra de Tom Jobim, e claro, homenagear esse artista, que completaria 90 anos de idade este ano. Trata-se de um concerto didático, no qual nós falamos sobre a vida do Tom, contamos curiosidades, bastidores, entre outros aspectos sobre o artista e sua música”, declara.

As apresentações tem feito sucesso entre estudantes e servidores que já buscam saber se haverá um novo show após esse. O professor Anderson Brasil fala sobre a receptividade que tem observado durante as apresentações. “Nos dois shows que fizemos, nos câmpus de Gurupi e Miracema, tivemos auditórios lotados, e os comentários foram os melhores. Além disso, a plateia tem questionado sobre as composições, formações instrumentais, como são feitos os arranjos, entre outras questões; e a intenção era exatamente essa: despertar o interesse do tocantinense para a música popular brasileira (MPB). Diante de tudo isso, estamos estudando a possibilidade de desenvolver outro projeto de música após esse”, disse.

Após a apresentação no Câmpus de Palmas, a próxima unidade a receber o Trio Babaçu será o Câmpus de Porto Nacional, nesta quinta-feira (27). Confira abaixo agenda completa de shows:

• (26/04) em Palmas às 19h no Auditório do Bloco IV;
  • (27/04) em Porto Nacional às 19h30 na Área de Convivência;
  • (29/04) em Arraias às 10h no Auditório da Câmara de Vereadores;
  • (30/05) em Araguaína às 18h30 na Área de Convivência (ao lado da cantina);
  • (06/06) em Tocantinópolis às 19h no Auditório Vigilante Adão Ribeiro.

Confira, abaixo, uma entrevista do Babaçu Trio concedida ao programa Giro Cultural, da Rádio UFT FM, com a jornalista Rayssa Carneiro.

O programa será reprisado nesta quarta às 15h30 e 22h30 e na sexta-feira às 9h30, 15h30 e 22h30; no domingo, nova reprise, às 14h30.

marcador(es): Palmas,Home