Página inicial > Últimas Notícias > Geografia Cultural é tema de aula inaugural do Mestrado em Estudos de Cultura e Território
Araguaína

Por Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 06 de Março de 2017, 16h16 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2017, 16h40

Com o tema "Geografia Cultural - caminhos epistemológicos," ocorre nesta quarta quarta-feira (8), às 19h30, no auditório II, na Unidade Cimba do Câmpus da UFT em Araguaína, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult). Na ocasião, o professor Dr. Sylvio Fausto Gil Filho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), proferirá palestra sobre o tema do evento.

Professor Sylvio Fausto Gil Filho. (Arquivo Pessoal/Divulgação)Professor Sylvio Fausto Gil Filho. (Arquivo Pessoal/Divulgação)De acordo com o Professor, o objetivo é apresentar de modo abrangente as várias tendências que a Geografia Cultural tem demonstrado, em especial no Brasil. A Geografia Cultural é uma tendência que possibilita enxergar o mundo da cultura como algo a ser geografizado, entendido pela Geografia", diz. Ele ainda acrescenta que, "o mundo da cultura nada mais é que a vida que os seres humanos constroem, como por exemplo, a cidade, sendo produto deste mundo da cultura e o que dá sentido a realidade", explica.

"Essa realidade geografizada, como se apresenta na realidade, abre muitos caminhos para os estudos nas Ciências Humanas de um  modo geral, a partir da visão de que o espaço ao qual vivemos vem a partir do ser humano que percebe e atua nesse espaço. Propriamente, a palestra mostrará essas ascendências mais pós-estruturais que trabalham com as relações de estrutura e as tendências mais fenomenológicas, aquelas centradas mais no sujeito, no indivíduo", ressalta Filho.

A aula inaugural é direcionada aos alunos da pós-graduação, graduação e para professores e técnicos da UFT, sendo esperado um público de 80 pessoas. Aos interessados em participar, não é necessário fazer inscrição; a organização do evento emitirá certificado de ouvinte aos que desejarem.

Saiba Mais
Sylvio Fausto Gil Filho é Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2002), Pós-Doutorado em Epistemologia da Geografia Humana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Câmpus Rio Claro-SP (1995) e Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1986) . Atualmente é professor associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Área de atuação: Geografia da Religião, Filosofia da Geografia, Epistemologia da Geografia Humana, Geografia Cultural. Pesquisador do Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião - Nupper e da Rede do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações - Neer.

Saiba mais sobre o autor no http://faustogil.ggf.br/home/

marcador(es): Araguaína,Home,PPGCult