Página inicial > Últimas Notícias > Quadro de saúde da reitora Isabel Auler segue com evolução positiva
Na Argentina

Quadro de saúde da reitora Isabel Auler segue com evolução positiva

Por Bianca Zanella | Publicado: Terça, 31 de Janeiro de 2017, 16h58 | Última atualização em Terça, 31 de Janeiro de 2017, 18h05

O quadro de saúde da reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, segue evoluindo com leves sinais de melhora, informou na tarde desta terça-feira (31) Neilton Araújo de Oliveira, médico e professor da UFT que acompanha o caso diretamente com a família e a equipe que atende Isabel na Argentina, onde ela encontra-se hospitalizada há cinco dias.

"A situação ainda é delicada, mas hoje já foram observados alguns movimentos voluntários, reflexos presentes e respiração espontânea, sem aparelhos", comentou o porta-voz. "Os sinais de melhora são animadores, por serem evidentes, e a expectativa é de que o quadro continue evoluindo progressivamente nas próximas 24 horas, quando então deverá ser possível a realização de novos exames para a investigação mais aprofundada dos fatores associados e causadores do quadro neurológico", completou.

Com o encerramento do período de férias de Isabel, o vice-reitor, Luís Eduardo Bovolato, assume o exercício da reitoria da UFT, conforme prerrogativa do cargo, enquanto perdurar o afastamento da reitora para tratamento de saúde. "Peço a todos que mantenham o equilíbrio e a serenidade neste momento, para que tudo aquilo que havia sido planejado em nossa gestão continue a ser executado. Todas as equipes estão imbuídas deste propósito de manter nossa Universidade em pleno funcionamento, com todas as atividades e ações ocorrendo dentro da normalidade", afirmou Bovolato, ressaltando o espírito de união da comunidade UFT.

Entenda o caso

Isabel Auler está internada em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Fundación para la Lucha contra las Enfermedades Neurológicas de la Infancia (Fleni), em Buenos Aires, Argentina, desde a última quinta-feira (26). Ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante uma viagem de férias na companhia do filho, Renato Auler.

A filha dela, Claudia Auler, que é professora e coordenadora do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFT no Câmpus de Gurupi, está em Buenos Aires desde sábado (28) para acompanhar o tratamento da mãe.

Alunos da UFT, colegas, familiares e amigos da reitora permanecem em vigília e mantêm uma corrente de solidariedade em torno de seu estado de saúde. Nesta segunda e terça-feira (30 e 31) foram realizados atos religiosos pela recuperação da professora nos câmpus de Palmas, Gurupi, Araguaína e Miracema.