Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exposição no Câmpus de Porto usa cores para atenção à cultura tocantinense
Início do conteúdo da página

Exposição no Câmpus de Porto usa cores para atenção à cultura tocantinense

Por Jhone Abreu | Publicado: Sexta, 06 de Julho de 2012, 08h29 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2016, 11h51
A exposição de pintura “A Cor na Manifestação Popular”, da artista plástica Graça Aranús, tem atraído olhares no câmpus centro da UFT em Porto Nacional. A exposição, que segue até dia 12 de julho e conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), foi vencedora do edital do prêmio estadual Mauro Cunha e aborda as cores como um estímulo às manifestações culturais, religiosas e populares do Tocantins.

Divulgação

Durante a mostra, também foi realizado workshop ministrado pela expositora Graça Aranús, momento em que os participantes puderam tomar maior contato com a arte contemporânea, através da pintura."Acho ótimo que as pessoas participem e possam despertar em si o senso crítico da arte. Trabalho para que o desenho possa aflorar no aluno a capacidade artística, utilizando a pintura e a observação”, explica a artista.

Divulgação
A artista durante workshop no câmpus de Porto Nacional

Para a professora do curso de Geografia do câmpus de Porto, Marciléia Oliveira Bispo, a mostra traz uma abordagem diferente da cultura popular do Estado, “um outro olhar, diferente daquele a que estamos acostumados, por meio da escrita e da oralidade. É o retrato da história das comunidades quilombolas através da pintura”, comenta ela, também parte do público portuense na exposição.

“A Cor na Manifestação Popular” estará em Paraíso, de 17 a 29 de julho, no Centro Cultural da Prefeitura, e segue para a comunidade acadêmica do câmpus da UFT em Miracema, também aberta ao público em geral, de 15 a 30 de agosto. Em ambos os locais, haverá realização de workshops.

A artista

Graça Aranús, que já foi professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT, possui extenso currículo. Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (SP), possui bacharelado pela Faculdade de Pintura de Belas Artes de São Paulo e dedica-se às artes plásticas há mais de 40 anos. Em 2001, viajou pelo Tocantins para realização do livro "Tocantins Arte e Cultura" e para a execução do livro "Índios do Tocantins: Gravura em Metal", editado em 2009.
registrado em:
marcador(es): Porto Nacional
Fim do conteúdo da página