Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores da UFT se reúnem com a Fapto
ESCLARECIMENTOS

Pesquisadores da UFT se reúnem com a Fapto

Por Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 12h08 | Última atualização em Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 12h08

Cerca de 70 pesquisadores da UFT estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). A intenção foi explicar para os coordenadores de projetos em parceria com a Fapto como executar os projetos dentro da legislação vigente, esclarecendo os pontos de responsabilidade do coordenador, e os pontos de responsabilidade da fundação.

Para isso o Diretor Executivo da Fapto, Léo Araújo, esteve a frente do encontro explicando o passo a passo da execução de projetos e dando dicas de como evitar glosas, para não ter devolução de recursos.

Atualmente a Fapto conta com mais 100 projetos em execução com recursos diversos – privados e públicos. Wanessa Crosara, coordenadora de projetos da Fapto, explica que as normas precisam ser cumpridas em todos eles. “Não são regras da Fundação, são leis que nós temos que aplicar e passar para os coordenadores como funciona, a exemplo da Resolução 10 de 2018 da UFT que temos que seguir. A Resolução trata dos contratos e convênios em parceria com a UFT e a Fapto, explicando a questão de bolsistas, quem pode receber bolsas, como é feito esse contrato em parceria com a Fundação, quais os documentos necessários, como deve ser feita a prestação de contas, entre outros detalhes”, esclarece ela.

Flávio Augusto, do Colegiado de Administração, está tramitando um projeto dentro da Universidade para fazer um contrato com a Fapto, que possibilitará a oferta do MBA em Liderança e Formação de Gestores. “A parceria é boa para a sociedade que recebe uma qualificação de alto nível, para a universidade porque gera publicação e dá oportunidade para os professores da casa ter experiência em lato sensu e, é claro, para a visibilidade da marca UFT, cumprindo o nosso papel social de extensão”, destacou o professor.

Como firmar parceria com a Fapto?

Para quem tem interesse em firmar parcerias com a Fapto, o Diretor Executivo da Fundação explica que o órgão é preparado para isso, pois foi criado pela própria UFT para captar recursos públicos e privados, fazendo a ponte entre a academia e a sociedade de um modo geral. A Fapto tem toda a estrutura e equipe para receber e orientar os interessados desde a captação do recurso à execução do projeto.

Para quem ainda tem dúvidas o diretor deixa claro: “a Fapto vai ajudar a elaborar a proposta, vai ajudar a elaborar o trabalho, vai orientar juridicamente como cumprir as normas e a legislação prevista - inerentes às atividades do professor pesquisador. Mas não são apenas docentes que podem buscar bolsas, os servidores técnico-administrativos também podem desenvolver projetos pela fundação”, esclarece ele.

Para quem quer conhecer mais sobre a Fapto, basta acessar a página do órgão.