Página inicial > Últimas Notícias > Último dia de matrícula na primeira chamada do Sisu 2019 é segunda (4)
sisu 2019

Último dia de matrícula na primeira chamada do Sisu 2019 é segunda (4)

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Sexta, 01 de Fevereiro de 2019, 18h49 | Última atualização em Sexta, 01 de Fevereiro de 2019, 19h07

Desde a última quarta (30), as secretarias acadêmicas dos sete campus da UFT estão matriculando os candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu/MEC) - 2019. O prazo final para a realização da matrícula é segunda-feira (4). No Edital nº 15/2019/Prograd, é possível conferir os candidatos classificados nesta chamada regular, os locais e horários das matrículas, entre outros detalhes importantes do processo.

Na universidade, um universo de histórias

E enquanto as matrículas do Sisu 2019 seguem aceleradas ao longo dos últimos dias, continuamos nos deparando, aos poucos, com fragmentos das histórias de alguns dos tantos alunos recém-chegados à UFT. São relatos diversos, que surpreendem, provocam empatia, emocionam: um universo de histórias bonitas, distintas, humanas. Que tal conhecermos mais algumas delas?

Olavo (e), Augustina, Luiz Felipe e Teodora.jpeg (Foto: divulgação/Câmpus de Arraias)Olavo Lisbôa dos Santos e Luiz Felipe de Castro Varanda, ambos com 17 anos, partilham não somente da amizade, da mesma idade, mas de trajetórias de vida semelhantes e da mesma escolha de curso de graduação: obtiveram aprovação no Sisu 2019 e, juntos, foram fazer a matrícula em Pedagogia no Câmpus de Arraias. Ainda, foram em companhia das avós ao processo de matrícula. Teodora é a avó de Luiz e Augustina, a de Olavo: são elas quem criam os netos. “O Luiz é meu amigo, e somos amigos desde a creche. Acho que minha avó é tia da avó dele... Elas quem nos criam, desde que éramos crianças. Eu que fiz a inscrição do Luiz no Sisu, porque ele mora longe, na fazenda”, contou Olavo.

Luiz Vitorino Vieira (Foto: danieldossantos)

Luiz Vitorino Vieira tem 74 anos. Obteve a primeira graduação aos 24 anos, em Medicina. Aos 33, formou-se em Direito. Mas, “no intervalo entre uma e outra, eu também concluí Jornalismo”, complementou, todo orgulhoso. Em 2006, obteve a licenciatura em Pedagogia e, nesta quinta (31), Luiz compareceu à UFT para realizar a matrícula em Filosofia pela chamada regular do Sisu 2019. Se concluído o curso, será seu quinto diploma de graduação. De onde vem tanta energia? “É que eu não paro, não! Este sou eu! E também sinto que ainda estou longe de morrer!”.

Débora Matos (Foto: divulgação/Câmpus de Miracema)
Débora Matos, 22 anos, viajou do interior da Bahia ao do Tocantins para matricular-se em Psicologia na UFT. Tendo sempre estudado em escola pública, a mãe sustentando o lar como diarista, Débora conquistou, por meio do Sisu, uma vaga no curso mais concorrido do Câmpus de Miracema. Com poucos recursos financeiros, ainda não sabe onde irá morar na cidade ou mesmo como irá se manter ao longo da graduação. “Minha maior motivação é, futuramente, poder trabalhar com o que eu gosto e, um dia, conseguir dar um futuro melhor também para a minha mãe, que é diarista. Nossa história é de muita luta”, emocionou-se a estudante.

Paulo Pércio Quintanilha Guelpeli tem 54 anos e foi aprovado em 2º lugar, pela chamada regular do Sisu 2019, no curso de Pedagogia do Câmpus de Palmas. “Há uns 5 anos, eu decidi que voltaria a estudar. Sempre tive vontade de fazer outra graduação, em uma área diferente da minha, sou Analista de Sistemas. Aí, fui organizando a vida para isso. Agora, estou numa fase mais tranquila, com filhos adultos e minha filha caçula já é adolescente. Então, resolvi que ‘era a hora’”, relatou Paulo, entusiasmado com a nova etapa.

Lista de espera

Quem não foi selecionado na chamada regular, pode participar da lista de espera. Para tanto, a adesão deve ser feita na página do Sisu no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Os alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

Na UFT, o candidato deve também manifestar interesse por meio do Sistema da UFT (Sigrad), que estará disponível somente a partir de 7 de fevereiro.

Leia mais na matéria específica abaixo: