Página inicial > Últimas Notícias > UFT investiu mais de R$ 2 milhões em acervo bibliográfico em 2018

UFT investiu mais de R$ 2 milhões em acervo bibliográfico em 2018

Por Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 12h51 | Última atualização em Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 18h01

A Universidade Federal do Tocantins, buscando atender as demandas de cada curso da instituição, adquiriu em 2018 quase dez mil exemplares de novos livros para seu acervo bibliográfico. Essa quantidade corresponde a um investimento de pouco mais de R$ 1,2 milhão, de um montante de R$ 2.019.865,38 que foram empenhados em 2018. Ou seja, a previsão é que sejam adquiridos ainda mais títulos nos próximos meses.

Os cursos que receberam os maiores investimentos foram Engenharia Elétrica (Câmpus de Palmas), Zootecnia (Câmpus de Araguaína) e Medicina (Câmpus de Araguaína). A aquisição de novos livros para os cursos de Engenharia Elétrica e Zootecnia, por exemplo, contribuíram para o aumento da nota de avaliação do Ministério da Educação (MEC) – ambos são nota 4 agora. Já o novo curso de Medicina disponibilizado pela UFT em Araguaína já começa suas atividades com literatura para os quatro primeiros semestres.

Biblioteca de Araguaína | Foto: Daniel dos Santos

Planejamento

A vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, explica que esses investimentos, mesmo em meio à crise que as Universidades Públicas estão enfrentando, só foram possíveis por meio de um árduo trabalho de gestão e planejamento. “Ao longo dos anos temos conseguido canalizar os nossos esforços para atividades finalísticas - que são ensino, pesquisa e extensão. Nossa política tem sido conectada às diretrizes de avaliação dos cursos, e como resultado estamos colhendo avanços nas avaliações”, comemora.

A escolha dos títulos e quantidades de cada exemplar não são feitas de forma aleatória. Edson Oliveira, diretor do Sistema de Bibliotecas – Sisbib/UFT, esclarece que a seleção de obras é guiada pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), afinal, os processos de avaliação estão voltados para ele. “Adquirimos o acervo inicial de cada curso e aos poucos vamos complementando. Além disso, o Núcleo Docente Estruturante do Curso deve emitir um relatório informando que o acervo atende ao curso em quantidade e atualidade, o que permiti mantermos um padrão de qualidade e quantidade”, destaca Oliveira.

Saiba mais sobre as bibliotecas na UFT clicando aqui.