Página inicial > Últimas Notícias > Dinter de Artes publica livro sobre educação e cultura indígenas
Novidade

Dinter de Artes publica livro sobre educação e cultura indígenas

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 16h46 | Última atualização em Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 17h09

Foi lançado o livro “Educação, interculturalidade e outros debates”, que tem como organizadoras as professoras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Kátia Maia Flores e Karylleila Andrade. A obra é fruto dos estudos realizados no Doutorado Interinstitucional em Artes (Dinter), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e UFT.

A temática do livro inclui identidade, cultura e tradição vinculados à educação. “O programa incentiva os doutorandos na produção acadêmica e como resultado temos dois livros publicados. O mais recente é fruto de pesquisas que envolvem estudos sobre Cultura, educação e interculturalidade, publicado no final do ano de 2018. Os textos foram construídos a partir de trabalhos da disciplina 'Cultura e Tradição no Tocantins: as festas tradicionais, o barroco e as mestiçagens' mediado pelas professoras Karylleila dos Santos Andrade e Kátia Maia Flores, ambas docentes da UFT", explicou Raquel Castilho Souza, uma das autoras da obra.

Um terceiro livro deve ser lançado no segundo semestre deste ano com os resultados dos trabalhos de todos os doutorandos do curso. O Dinter de Artes tem como objetivo proporcionar a qualificação dos professores e também dar visibilidade ao curso de Teatro da UFT. A a coordenadora do programa na UFT, professora Karylleila Andrade, explica que o objetivo está sendo atingido e que ainda este ano a universidade terá mais oito doutores em Artes.

"O Dinter por ser um programa interinstitucional tem contribuído de maneira eficaz na formação dos professores envolvidos da UFT, bem como da Unitins.  A parceria com a Unesp fortaleceu a proposta inicial desenvolvida pela UFT e isso tem fomentado trabalhos e pesquisas que estão contribuindo nas ações acadêmicas, principalmente em relação a projetos que estão sendo desenvolvidos, fruto dessa parceria, assim como pesquisas em diversos campos e localidades do Estado envolvendo o campo das Artes, favorecendo o desenvolvimento da região", destacou Adriana dos Reis Martins, uma das autoras do livro.

O livro

A obra conta com oito artigos: “A interculturalidade no currículo de artes: propostas e desafios” por Adriana dos Reis Martins, “Perspectivas e desafios da educação intercultural indígena no Estado do Tocantins” por Raquel Castilho Souza, “Reflexões sobre o caminhar entre o ser e estar da modernidade, do contemporâneo e indígena” por Silvia Regina Costa, “Cultura, arte e currículo” por Rosemeri Birck, “Cerâmica indígena do Brasil: cultura material dos Paiter Suruí/RO e Asurini-Xingu/PA” por Jean-Jacques A. Vidal, “Identidade, cultura e tradição: concepções teóricas” por Liliane Storniolo, “O centro histórico de Palmas” por Carminda André e "Toca“tins: um mosaico de luz e sombra” por Kátia Maia Flores.

Além dos artigos, o livro é ilustrado por fotos que retratam moradores e cotidianos de comunidades quilombolas e indígenas do Tocantins, bem como parte da cultura local, como as esculturas de pedras feitas por Dona Romana, no município de Natividade.

Os livros estão sendo distribuídos às bibliotecas públicas estaduais e municipais e aos demais órgãos e entidades interessados.  Todas as bibliotecas dos câmpus da UFT também já receberam exemplares.

marcador(es): Palmas,Propesq,Home,Livro,Artes