Página inicial > Últimas Notícias > Médica inglesa realiza estágio no Hospital de Doenças Tropicais da UFT
ARAGUAÍNA

Médica inglesa realiza estágio no Hospital de Doenças Tropicais da UFT

Por Daianni Parreira | Publicado: Terça, 22 de Janeiro de 2019, 08h00 | Última atualização em Terça, 22 de Janeiro de 2019, 09h25

A médica Johanna Crispim está no HDT-UFT desde novembro do ano passado (Foto: Daianni Parreira / HDT-UFT​)A médica Johanna Crispim está no HDT-UFT desde novembro do ano passado (Foto: Daianni Parreira / HDT-UFT​)A médica inglesa Johanna Crispim realiza desde novembro, estágio no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instalada em Araguaína (TO). A profissional é a primeira a exercer a modalidade “visitante observador estrangeiro”.

Segundo a médica, que possui especialidade equivalente a clínica médica no Brasil, está sendo uma experiência muito relevante para sua carreira profissional. “Lá na Inglaterra, não é muito comum a incidência de doenças tropicais, por isso lá não encontrei uma boa oportunidade de estágio nesta área; aqui posso ver, perguntar e aprender, as pessoas são abertas e o ambiente é bem limpo, estes são diferenciais”, comentou.

O gerente de ensino e pesquisa, Antônio Oliveira dos Santos Júnior explica que foi elaborada e validada pelo Colegiado Executivo a Norma Operacional (NO) Nº 03 de 24/08/2018, que especifica os critérios de admissibilidade, o tempo de duração da visita e as atividades a serem desenvolvidas pelo médico estrangeiro graduado em instituições formadoras de outros países e que pretende visitar o HDT-UFT na qualidade de Médico Visitante Observador Estrangeiro.

A Norma versa que o médico visitante está autorizado a observar e acompanhar os profissionais em sua rotina diária no hospital e nos procedimentos clínicos e cirúrgicos de pacientes. Poderá também participar de conferências, palestras e seminários relativos a área escolhida para visitação, porém não será permitido que o médico visitante estrangeiro, prescreva medicações, realize procedimentos, solicite exames, inclua ou altere informações contidas no prontuário. Confira a norma na íntegra no link.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,HDT,Home,HDT-UFT