Página inicial > Últimas Notícias > Colônia de Férias movimenta o Câmpus de Miracema
DIVERSÃO

Colônia de Férias movimenta o Câmpus de Miracema

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 11h27 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 12h07

Organizado pelo curso de Educação Física da UFT em Miracema, a Colônia de Férias do Câmpus tem feito cerca de 40 crianças da rede pública de ensino do município se movimentar. A programação está recheada de ações e atividades como o atletismo, capoeira, construção de brinquedos, ginástica, dança, futebol de areia, lutas, queimada e paintball com bola de água.

Foto: Euroffran Silva

O evento tem dois objetivos distintos. O primeiro é proporcionar às crianças da comunidade de Miracema atividades lúdicas esportivas voltadas para o lazer e a cultura, propiciando um contato diferenciado com as práticas corporais, que são os conteúdos de ensino da Educação Física Escolar. O segundo é possibilitar aos acadêmicos da educação física a articulação entre os conhecimentos apropriados no âmbito da formação inicial e o exercício da prática docente, uma vez que a condução da oficina demanda dos discentes saberes que circunscrevem o papel do professor.

Para o professor Marciel Barcelos Lano, coordenador do evento, a Colônia de Férias permite articular o tripé da Universidade - ensino-pesquisa-extensão: “Na medida em que proporcionamos aos acadêmicos o exercício da docência por meio das oficinas, coletamos dados juntos aos pais, crianças e acadêmicos da educação física para produzirmos conhecimento, ao mesmo tempo em que atendemos a comunidade externa”.

O evento também tem sido responsável por preencher uma lacuna mapeada junto à comunidade de Miracema pelos acadêmicos e professores, o desafio de conciliar o início das férias escolares dos filhos com o período de maior movimento no comercio local.