Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria destaca conquistas da gestão em 2018 e expectativas para 2019
BALANÇO

Reitoria destaca conquistas da gestão em 2018 e expectativas para 2019

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 12h52 | Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 18h19

Ana Lúcia de Medeiros e Luis Eduardo Bovolato em entrevista na Rádio UFT FM (Foto: Divulgação/UFTFM) Na última quarta-feira (12), o reitor e a vice-reitora da UFT, Luis Eduardo Bovolato e Ana Lúcia de Medeiros, concederam entrevista ao vivo ao programa UFT Notícias, da Rádio UFT FM 96,9. Ao longo da conversa, os gestores trouxeram um balanço das atividades executadas em 2018 e comentaram, ainda, sobre as ações que estão previstas para 2019.

Conquistas e expectativas

Entre as expectativas para 2019, Bovolato falou sobre o projeto Energia Limpa, cuja implantação de painéis de fotovoltagem - inicialmente no Câmpus de Palmas - reduzirá o gasto com energia elétrica na Instituição entre 10% a 15%, representando uma economia de cerca de R$ 800 mil a R$ 1,2 milhão por ano. Segundo o reitor, além da melhoria da eficiência energética, o projeto também abre a possibilidade de que a usina de painéis fotovoltaicos seja utilizada "como um 'laboratório', para que estudantes de Engenharia Elétrica, Civil, Ciência da Computação possam desenvolver suas pesquisas".

Já Ana Lúcia destacou, entre as conquistas de 2018, a implantação do projeto UFT Social, que busca estreitar as relações com a sociedade por meio de uma série de convênios e editais. A iniciativa reforça o compromisso da Universidade em dar retorno sobre o conhecimento produzido. "Produzimos um bem que é público e que é um bem meritório. Gera externalidades positivas para todas as vertentes que você imaginar. O conhecimento produzido não pode ficar preso dentro dos muros de uma universidade. A universidade do século XXI precisa estar conectada com a sociedade", reforçou a vice-reitora.

Entre os demais assuntos levantados no decorrer do bate-papo, frisou-se o bom desempenho das graduações da UFT no Guia do Estudante; a implementação, em breve, do Curso de Direito nos campus de Arraias e Tocantinópolis; o primeiro processo seletivo para Medicina no Câmpus de Araguaína; o fortalecimento do ensino à distância, com a autorização, por exemplo, para o lançamento de novos cursos; a ampliação de cursos de mestrado - com destaque para os campus do interior - e outros.

Para conhecer todos os pontos debatidos, ouça online ou faça o download da entrevista completa: