Página inicial > Últimas Notícias > Equipe de enfermagem recebe capacitação para atuar em paradas cardiorrespiratórias
HDT-UFT

Por Daianni Parreira | Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 23h21 | Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 10h58

O curso contou com estações práticas que simularam com bonecos e os equipamentos utilizados nas situações de emergência a aproximação da realidade vivenciada no cotidiano hospitalar

Curso de reanimação cardiopulmonar envolveu profissionais do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT)Curso de reanimação cardiopulmonar envolveu profissionais do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT)Cerca de 80 profissionais da enfermagem do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberam capacitação nos dias 04 a 07 de dezembro para a realização do atendimento nas situações de parada cardiorrespiratória (PCR) no ambiente intra-hospitalar. Além da teoria, o primeiro módulo do curso contou com moldes dos protocolos internacionais, utilizando-se de estações práticas com simulações com bonecos e os equipamentos utilizados nas situações de emergência que se aproximam mais da realidade vivenciada no cotidiano.

O evento foi realizado pela Divisão de Enfermagem, com apoio da Divisão Médica e Divisão de Gestão do Cuidado. Participaram como facilitadores os médicos do HDT-UFT, Lincoln José da Silva Júnior, Mauricio Teixeira, Márcio Miranda Brito, Antônio Oliveira dos Santos Júnior, Marcelo  Athayde; o fisioterapeuta Rossine Ambrósio Alves; as enfermeiras do Samu, Tatiane Vasconcelos e Áurea Aldenes Santos, e o Enfermeiro Malaquias Júnior de Lacerda.

A Chefe da Divisão de Enfermagem, Áurea Maria Casagrande da Luz fez um balanço bastante positivo da capacitação e disse que alcançou as expectativas. “Conseguimos atingir o objetivo de qualificar dois terços do quadro de pessoal de enfermagem para o atendimento de parada cardiorrespiratória intra-hospitalar e assim organizamos o atendimento das situações de PCR nos moldes dos protocolos internacionais de atendimento, visando o aumento da sobrevida dos pacientes atendidos”, concluiu.

Para a enfermeira Izabel Gonçalves, este foi um dos melhores cursos já executados. “Não só pelo material ofertado (teórico e prático) como também pelo alto grau de conhecimento dos profissionais envolvidos, atuando como instrutores. O momento da PCR é uma situação estressante no hospital, a qual requer calma e ao mesmo tempo agilidade e segurança dos profissionais. Acredito que os participantes tenham ficado bastante satisfeitos com o treinamento. A educação continuada é essencial para os profissionais de saúde; após o treinamento, sinto-me mais preparada para atuar em uma parada cardiorrespiratória, principalmente por se tratar de um hospital universitário”, relatou.

Já a enfermeira do Samu, Áurea Aldenes de Sousa Santos, que atuou como facilitadora, considerou o treinamento como bastante produtivo. “Foi muito proveitoso o envolvimento dos participantes e a troca de experiências. Prestamos serviços semelhantes com o mesmo objetivo de salvar vidas, então esse alinhamento é muito importante, além de ser fruto de uma parceria que deu certo”, disse.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT