Página inicial > Últimas Notícias > Testes rápidos de HIV e sífilis serão ofertados no Câmpus da UFT em Araguaína
HDT-UFT

Testes rápidos de HIV e sífilis serão ofertados no Câmpus da UFT em Araguaína

Por Daianni Parreira | Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 17h13 | Última atualização em Quinta, 29 de Novembro de 2018, 18h07

Ação ocorre nesta sexta-feira (30) e o público alvo será os servidores, terceirizados e estudantes

Teste de Sangue (Imagem Ilustrativa)Nesta sexta-feira (30), equipe multiprofissional do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) se deslocará da unidade de saúde para a unidade Cimba do Câmpus da UFT em Araguaína, a fim de realizarem testes rápidos de HIV e sífilis, tendo como público-alvo os servidores, terceirizados e estudantes da universidade, acima de 16 anos.

A ação ocorrerá de 08 às 17 horas e visa ampliar o acesso à população quanto ao diagnóstico precoce do HIV e sífilis, com aconselhamentos pré e pós-teste, além de ofertar insumos de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); e também encaminhará os usuários com diagnóstico reagente ao Serviço de Atenção Especializada (SAE) do hospital.

A atividade está alinhada à campanha do Ministério da Saúde, que este ano traz o tema “30 anos do Dia Mundial de Luta contra a Aids. Uma bandeira de histórias e conquistas”. O dia 1º de dezembro é a data oficial de luta contra a Aids e durante todo o mês, conhecido por “Dezembro Vermelho” são realizadas diversas ações pelo país, com o principal foco no uso de preservativos.

O HDT-UFT é especializado e referência no município e na região em doenças tropicais, com enfoque em doenças infectocontagiosas e parasitárias. A realização do projeto é da Divisão de Gestão do Cuidado, Divisão de Enfermagem e das Unidades de Doenças Infectoparasitárias, Multiprofissional e de Vigilância em Saúde.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,HDT,Home,HDT-UFT