Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT realiza a primeira edição do Siredee nos dias 06, 07 e 08 de novembro
Araguaína

HDT-UFT realiza a primeira edição do Siredee nos dias 06, 07 e 08 de novembro

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 15h20 | Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 16h02

Palestras, minicursos, mesas-redondas, exposição de trabalhos científicos, entre outras atividades, fazem parte da programação da primeira edição do Simpósio da Região Norte de Doenças Emergentes e Reemergentes (Siredee). O evento é realizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), por meio do Setor de Ensino e dos Programas de Residências Médicas do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e ocorre nos dias 06, 07 e 08 de novembro no auditório do Colégio Santa Cruz, em Araguaína (TO).

Mais informações no site: https://siredehdt.wixsite.com/siredee.

De acordo com o chefe do setor de Ensino da GEP, e coordenador do simpósio, Wagner Mariano, foram confirmadas até o momento 350 participantes, entre estudantes e profissionais da área da saúde. “Teremos a apresentação de 107 trabalhos científicos, e contaremos com a presença de palestrantes de São Paulo, Piauí, Bahia, além do Tocantins. Pretendemos socializar saberes e práticas para que se forme uma rede de cooperação e com isso minimizar os problemas de saúde pública na grande área de doenças tropicais da região norte do Brasil”, disse.

Para o gerente da GEP, Antônio de Oliveira dos Santos Júnior, a expectativa para o evento é bastante positiva. “Pretendemos socializar com a comunidade médica, profissionais e acadêmicos da saúde, estreitar relações interinstitucionais que recebem pacientes acometidos com doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas e/ou que desenvolvem pesquisas na área”.

Doenças emergentes e reemergentes

São aquelas cuja incidência em humanos vem aumentando nas últimas duas décadas ou ameaça aumentar num futuro próximo. Ao tentar especificar mais esta noção, verificam-se dois principais focos de atenção: o surgimento ou identificação de novos problemas de saúde e novos agentes infecciosos; e a mudança no comportamento epidemiológico de doenças já conhecidas, incluindo a introdução de agentes já conhecidos em novas populações de hospedeiros suscetíveis.

O HDT-UFT é especializado e referência em doenças tropicais, com enfoque em doenças infectocontagiosas, parasitárias e acidentes com animais peçonhentos e silvestres. Possui residências médicas em: Infectologia, Clínica Médica, Oftalmologia, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade. Possui Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com humanos implantado e recebe acadêmicos de cursos da saúde de várias instituições conveniadas. Por se tratar de um ambiente de assistência à saúde, de ensino e pesquisa surge a necessidade de criação de um espaço de diálogos sobre saúde pública e coletiva, dentre os assuntos relevantes no Brasil contemporâneo estão as doenças emergentes e reemergentes.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Ebserh . Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.