Página inicial > Últimas Notícias > IV Sedres inicia hoje com palestra sobre perspectivas para o desenvolvimento regional na América Latina
PPGDR

Por Poliana Macedo | Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 11h08 | Última atualização em Sexta, 14 de Setembro de 2018, 08h32

Com mais de 230 trabalhos aprovados,  inicia nesta noite a quarta edição do Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (Sedres), segue até 06 de setembro, em Palmas. O evento, realizado pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), traz nessa edição o tema “Democracia e Desigualdades Regionais”. Na programação do evento estão palestras, mesas-redondas e sessões temáticas com apresentações de trabalhos de todas as partes do país.

A mesa de abertura contará com a palestra do Prof. Dr. Adolfo Sánchez Almanza, da Universidade Nacional do México, sobre "Perspectivas para o desenvolvimento regional na América Latina: o caso do México". Ainda das palestras internacionais, estão ainda: "Meio Ambiente, Planejamento e Ordenamento Territorial" com o Prof. Dr. Peter Roebeling  da Universidade de Aveiro - Portugal; "Quais são os conflitos étnicos e territoriais na América Latina?" com a Prof. Dra. Gutiérrez Chong Natividad (IIS/UNAM - México).

Mais informações sobre inscrição e programação na página oficial do evento.

Programação

Ao todo serão seis mesas-redondas durante o SEDRES, sendo: Democracia, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional;  Desenvolvimento Regional: a construção de um campo de saber?; Comunidades, Territórios e Desenvolvimento Regional;  Gestão Social e Cidadania: o Controle Social no Desenvolvimento Regional; Desenvolvimento Regional na Perspectiva de Gênero; e, Perspectivas e Avaliação da Área de Planejamento Urbano e Regional no Brasil.

Nas Sessões Temáticas serão apresentados os trabalhos científicos de pesquisas em desenvolvimento ou já concluídas. Ao todo são seis temáticas de apresentações, sendo: Estado, Instituições e Políticas Públicas; Estudos Teóricos e Metodológicos em Desenvolvimento Regional; Cultura, Turismo e Desenvolvimento; Dinâmicas Socioeconômicas no Território; Ambientes e Desenvolvimento no Território;e, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Parcerias

O Sedres têm a parceria da Universidade Federal do Tocantins, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), além do Mestrado Acadêmico em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais e o Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas.

marcador(es): Palmas,PPGDire,Home,PPGDR