Página inicial > Últimas Notícias > Mural que retrata situações e personagens da UFT em Palmas é inaugurado
UFT 15 ANOS

Mural que retrata situações e personagens da UFT em Palmas é inaugurado

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 24 de Mai de 2018, 18h02 | Última atualização em Sexta, 25 de Mai de 2018, 11h36

Mural tem 67,5 metros quadrados e requereu cerca de 200 horas de trabalho voluntário (Foto: Samuel Lima / Sucom) Depois de aproximadamente 200 horas (dois meses e meio) de trabalho voluntário, a pintura do projeto Arte Mural na UFT foi inaugurada nesta quinta-feira (24) à tarde no hall da Biblioteca Central no Câmpus de Palmas. Obra conjunta da professora Márcia de Camargo e da artista plástica Ana Stella Ferreira, o mural tem 67,5 metros quadrados e retrata diversas situações no Câmpus da capital, com destaque para a diversidade representativa de vários segmentos que contribuem para o crescimento da UFT. A inauguração do mural fez parte das atividades em comemoração pelos 15 anos de implantação da Universidade Federal do Tocantins.

Ana Stella, que é egressa do curso de Artes, da UFT, disse que "pintar um pouco da história da UFT aqui neste mural foi pintar um pouco de minha própria história". Ela agradeceu o apoio de servidores efetivos, professores, tercerizados e estudantes durante a execução do projeto, cuja ideia nasceu no no Laboratório de Arquitetura da Paisagem, coordenado pela professora Márcia, que é do curso de Arquitetura e Urbanismo. O início da execução do projeto ocorreu durante a realização de outro projeto de extensão desenvolvido no Câmpus, o Terças Feministas, em 8 de março, "para homenagear todas as mulheres que trabalham e estudam na universidade", cita texto no folder informativo distribuído no local da inauguração.

A professora Márcia destacou que apesar do tempo e recursos demandados, a inauguração do Mural revela que "é preciso muito pouco para que as coisas tomem forma, para que aconteçam". Ela também agradeceu o apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), da Diretoria e Biblioteca do Câmpus. Ainda segundo Márcia, o mural retrata diversas situações e personagens que contribuíram e contribuem para o fortalecimento do sentimento de pertencimento na Universidade.

Vice-reitora, Ana Lúcia (e) enfatizou a pluralidade da UFT em todos os aspectos (Foto: Samuel Lima / Sucom)A Vice-reitora da UFT, professora Ana Lúcia de Medeiros, destacou a importância da movimentos como o que deu início à pintura do Mural, enfatizando que o mote 'Viver o Câmpus' está efetivamente materializado na obra. Ela disse ainda que é preciso incentivar a pintura de outros murais na Universidade, destacando que "a UFT é plural, diversa, multifacetada e mestiça, e isto precisa ser mostrado, como está retratado no Mural", disse.

Durante a inauguração o discente do programa de extensão Universidade da Maturidade (UMA), Bira Dantas, leu um texto de sua autoria, em formato de literatura de cordel (versos), com o título "Contexto do Universo Feminino", em homenagem tanto ao trabalho inaugurado quanto às referências de personagens e situações retratadas na obra. As duas artistas também  homenageadas pela Proex, sendo entregues troféus de reconhecimento pela vice-reitora Ana Lúcia e por Maria Santana, da Proex. Também foram lembrados os diversos segmentos que apoiam o trabalho desenvolvido no Projeto Arte Mural, como os Escoteiros, grupos de capoeira, Circulo Feminista da UFT, a Universidade da Maturidade (UMA) e o projeto de canoagem.

Márcia e Ana Stella foram homenageadas pelo trabalho voluntário (Foto: Samuel Lima / Sucom)Márcia e Ana Stella foram homenageadas pelo trabalho voluntário (Foto: Samuel Lima / Sucom)

Participaram da solenidade, além das artistas Márcia de Camargo e Ana Stella, a vice-reitora Ana Lúcia, a titular da Proex - professora Maria Santana Milhomem; e o diretor do Câmpus de Palmas, professor Marcelo Leineker; além de professores, estudantes e técnicos administrativos e representantes dos segmentos retratados no painel.

Confira imagens da inauguração do Mural no hall da Biblioteca do Câmpus de Palmas: