Página inicial > Últimas Notícias > Solenidade comemorativa pelos 15 anos da UFT resgata história e identidade da instituição
UFT 15 Anos

Por Cynthia Barreto | Publicado: Quinta, 17 de Mai de 2018, 12h56 | Última atualização em Quinta, 17 de Mai de 2018, 18h15

Em comemoração ao aniversário de 15 anos de implantação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi realizada na noite desta quarta-feira (16), uma solenidade no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) que contou com a participação de sete delegações, representadas pelas direções dos câmpus de Porto Nacional, Miracema, Araguaína, Arraias, Gurupi, Tocantinópolis e de Palmas, e do movimento SOS Unitins. O evento, que teve como objetivo resgatar a história e identidade da Universidade, contou com a abertura da apresentação da Banda da Polícia Militar.

Também esteve presente no evento o magnifico reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; a vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros; o reitor da UFT no exercício da gestão de 2012-2016, atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e representante do governador em exercício do Estado do Tocantins (Mauro Carlesse), Márcio da Silveira; o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto de Rezende Campos; o reitor da Ceulp/Ulbra, Adriano Chiarani da Silva; o superintendente estadual dos Correios, José Luis da Cunha filho; o representante do presidente do seção sindical dos docentes da UFT (Sesduft), Maurício Alves da Silva; presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UFT (Sintad), Josafá Maciel; a presidente do Diretório Central dos Estudantes, Bianca Pereira da Silva; e o representante do Movimento SOS Unitins, Gilvan Noleto.

A cerimônia que buscou resgatar a história e identidade da UFT foi homenageada com a apresentação musical do cantor e compositor tocantinense Dorivã Borges, a apresentação do Coral da UFT, e apresentação musical dos acadêmicos que compõem as atléticas Marrenta, Blackout e Absoluta.

Confira as fotos das apresentações culturais!

Avanços

Durante o evento, a vice-reitora da UFT relembrou o avanço da instituição nesses 15 anos, que passou de 29 cursos para cerca de 70. Deu destaque à criação de dezenas de núcleos de pesquisa nesse percurso e lembrou o avanço dos programas de mestrado e doutorado. Ana Lúcia destacou ainda sobre a contribuição da instituição para o estado do Tocantins. “A UFT é uma grande parceira da sociedade tocantinense e tem contribuído com a formação cultural, técnica e política da sociedade”.

“Nesses 15 anos a universidade foi sendo construída a muitas mãos e então a universidade é hoje aquilo que ela conseguiu ser o que ela pode ser e aquilo que a sociedade quis que ela fosse. Graças à contribuição de todos”, destacou o reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, em seu discurso.

Durante o evento foram homenageados o primeiro presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Jeany Barbosa; a primeira presidente da Seção Sindical dos Docentes (Sesduft), Liliana Pena Naval; a primeira presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos (Sintad), Selma Carmo de Sousa, que foi representada pelo atual presidente, Maciel; o primeiro reitor, gestão 2003-2012, Alan Barbiero, o reitor da gestão de 2012-2016, Márcio Silveira e a eterna reitora, Isabel Auler. Na ocasião, foi entregue um troféu a cada homenageado, ou a seus representantes,  bem como apresentado e obliterado o selo dos Correios em homenagem aos 15 anos da UFT.

Confira a galeria de fotos da cerimônia!