Página inicial > Últimas Notícias > Influenza é tema de debate no “Diálogo Sementes” entre profissionais da saúde
HDT-UFT

Influenza é tema de debate no “Diálogo Sementes” entre profissionais da saúde

Por Daianni Parreira | Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 11h39 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 11h40

A influenza, conhecida popularmente por gripe, é uma doença infecciosa aguda de origem viral que acomete o trato respiratório e por ter elevada transmissibilidade, foi tema de debate no “Diálogo Sementes”, do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A ação ocorreu na última quinta-feira (19), na sala de videoconferência e contou com a presença de profissionais da área assistencial e administrativa da unidade de saúde.

Diálogo sementes sobre influenza (Foto: Hedisônia Brilhante)

O médico residente em infectologia, Rogério Vitor Matheus Rodrigues abriu o encontro com uma breve apresentação sobre a enfermidade, reforçando acerca da transmissão, tratamento, prevenção, entre outros. “A influenza possui os tipos: A (H1N1, H3N2,...), B e C; porém tem altas taxas de mutação, por isso a vacinação é a forma mais eficaz para o controle da doença e de suas complicações”, reforçou.

De acordo com o profissional, o quadro clínico é caracterizado por início abrupto dos sintomas, com febre alta, calafrios, cefaleia, mialgia, fadiga e anorexia; e a infecção pelo vírus influenza predispõe a complicação bacteriana, sendo otite média aguda, sinusite e pneumonia as mais frequentes. Em crianças – oligossintomáticas até uma doença complicada (formas atípicas); Bronquiolite, laringite e até quadro semelhante a uma sepse bacteriana.

“Todos aqueles que trabalham em ambiente hospitalar devem estar informados de modo que se protejam e prestem o melhor atendimento possível. Iniciativas como essa são fundamentais, pois proporcionam discussões relacionadas à prevenção e medidas de controle que são os pilares na contenção de doenças infectocontagiosas”, finalizou o residente.

Na ocasião, durante a discussão, os participantes levantaram a importância da higienização das mãos em seus postos de trabalho, estando ou não com luvas e também dos locais em que a pessoa infectada tenha tido contato. “Acredito que esta prática seja um dos pontos mais importantes a fim de diminuir os riscos da transmissão de qualquer doença”, complementou o chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP), enfermeiro Jáder José Rosário da Silva.

Sobre a Ebserh
Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.  A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT