Página inicial > Últimas Notícias > Funasa e UFT iniciam parceria para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico
extensão

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 14h06 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 14h06

Na manhã desta quarta-feira (18), representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) reuniram-se com parte do grupo de estudantes, professores e técnicos-administrativos que irá executar o convênio entre ambas instituições para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para 50 municípios tocantinenses.

Representantes da UFT e Funasa reúnem-se com equipe técnica (Foto: Daniel dos Santos)No fim de dezembro, foi assinado o Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e a Universidade Federal de Tocantins (UFT) para capacitação e apoio técnico na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) para 50 municípios do estado de Tocantins. O valor total da parceria é de R$ 8.639.429,24. O TED tem como objetivo assessorar tecnicamente na elaboração dos PMSB's dos 50 municípios tocantinenses com população até 50 mil habitantes.

O reitor UFT, Luís Eduardo Bovolato, afirma que a instituição tem como uma de suas grandes missões o desenvolvimento regional. E segundo ele, a parceria potencializa o alcance das ações da universidade. O coordenador do projeto pela UFT, Aurélio Picanço, enfatizou. "Pelos próximos dois anos temos o desafio de mostrar a universidade através do trabalho que será realizado nos 50 municípios".

A superintendente da Funasa no Tocantins, Acácia Carneiro, destaca a importância da parceria. "Os municípios não têm corpo técnico preparado para a implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico. Por essa fragilidade dos municípios, com a UFT e a Funasa juntas, a gente consegue implementar. Sem esse plano, os municípios deixam de ser receber recursos".

marcador(es): Reitoria,Proex,Geral,Home