Página inicial > Últimas Notícias > UFT firma parceria e paratletas vão treinar em Complexo Esportivo em Palmas
PARADESPORTO

UFT firma parceria e paratletas vão treinar em Complexo Esportivo em Palmas

Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 17h58 | Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 14h57

Ilquias Lopes é um dos paratletas que vão poder utilizar o Complexo em Palmas (Foto: Vinícius Venâncio / Dicom)Ilquias Lopes é um dos paratletas que vão poder utilizar o Complexo em Palmas (Foto: Vinícius Venâncio / Dicom)Paratletas vão poder utilizar o Complexo Esportivo Heróis do Araguaia, que fica no Câmpus da Universidade Federal do Tocantins em Palmas. Uma parceria firmada entre a UFT e o Instituto Reviver - Centro de Atividades de Educação, Esporte e Cultura para Pessoas com Deficiência, viabilizou a utilização dos espaços, incluindo a Pista de Atletismo e os outros aparelhos esportivos presentes no local. O uso, conforme o acordado, será permitido transporte para, inicialmente, quatro paratletas e espaço para armazenamento de equipamentos utilizados nos treinos.

O diretor de Assuntos Comunitários da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Dimas Magalhães Neto, conta que é intenção da Universidade ampliar o número de atividades esportivas realizadas no Câmpus, aproximando a instituição e a comunidade. O diretor acredita que “o esporte tem um poder, não só de integração, mas também de promover a qualidade de vida, o que reafirma a importância dessa parceria”, complementou.

Segundo a coordenadora do Instituto, Soraia Maria Tomaz, essa parceria também aumenta as possibilidades de conquistas nacionais para o paradesporto tocantinense, tornando mais provável a participação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Um dos paratletas que vai utilizar o Complexo é Ilquias Lopes, campeão das Paralimpíadas Escolares e do Circuito Nacional Caixa. Ele comentou que a parceria é muito positiva para o paradesporto e que as modalidades estão crescendo muito. "Esperamos poder trazer muitos resultados positivos para o Tocantins", enfatizou.

Jogos Inclusivos

No dia 10 de março serão realizados os Jogos Inclusivos no Câmpus da UFT de Palmas. As atividades são promovidas pelo Instituto Reviver e serão iniciadas às 7h na pista de atletismo. Bocha paralímpica, tênis de mesa, basquetebol em cadeira de rodas, atletismo e takkyu vôlei serão as modalidades disputadas nos Jogos.

Instituto Reviver

O Projeto Reviver foi elaborado em 2014, atuou como Projeto oficial a partir de 2015, levando todos os benefícios para a APAE de Palmas e em 2017 se tornou Instituto, deixando a APAE. Atualmente para dar continuidade aos atendimentos nas áreas da Educação, Cultura e Esporte conta com a ajuda de voluntários e associados que contribuem com mensalidades, além de promover eventos para custear as despesas de competições paradesportivas que os beneficiários participam no decorrer do ano, a nível estadual e nacional.

marcador(es): Palmas,Proex,Esporte,Paratletas