Página inicial > Últimas Notícias > UFT presente no ato do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, neste sábado
MOBILIZAÇÃO

Por Marcos Carvalho | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Sábado, 25 de Novembro de 2017, 08h00 | Última atualização em Sábado, 25 de Novembro de 2017, 08h12

Neste sábado, 25, Dia Internacional Não-Violência Contra a Mulher, o ato público com vigília na Praça dos Girassóis (no gramado ao lado da Capela), em Palmas, terá participacao intensiva de professores, pesquisadores e alunos da UFT. O evento corre a partir das 16h. É um momento de reflexão e denúncia sobre a situação de violência em que vive considerável parte das mulheres no Tocantins, no Brasil e no mundo.

A UFT participa por meio de núcleos como o de Estudos das Diferenças de Gênero – NEDIG, o curso de Relações Internacionais (Câmpus de Porto Nacional), Instituto Padre Josimo, o Coletivo Feminista Kely Moreira (de professoras e estudantes da UFT de Porto Nacional, Palmas e Araguaína). O ato será realizado neste sábado em todo o país.

“O ato feminista está ocorrendo em todo o Brasil. Eu e algumas professoras da UFT fazemos parte das articulações de mulheres e feministas pelo Brasil inteiro. Com esse intuito resolvemos articular o ato aqui no Tocantins e fazê-lo de forma unificada" diz a profeaaora Gleys Ially Ramos dos Santos, do Câmpus de Porto Nacional. Segundo ela, a ideia é levar a causa  também para fora da Universidade.

Apoio

Participarao do ato, movimentos, coletivos, organizações, entidades e instituições públicas. Confira. a lista de entidades representadas:

• Casa 8 de Março,
  • AMB,
  • Fórum Estadual de  Mulheres,
  • Defensoria Pública Estadual,
  • DEAM
  • Grupo de Capoeira Angola - Cadê Salomé/Palmas,
  • Coletivo Feminista Kely Moreira ,
  • Coletivo de Mulheres Negras e Populares, ComSaúde
  • Comissão Nacional da Mulher Jornalista da Fenaj e Sindjor/TO,
  • Movimento de Mulheres Negras do Tocantins - ALAGBARA
  • Rede Fulanas
  • Nedig/UFT,
  • Instituto Padre Josimo/UFT,
  • Terças Feministas/UFT,
  • CDHP.

Segundo Gleys Ially, o ato tam faz parte de dois projetos, um de extensão  (Construindo o Feminismo no Audiovisual Tocantinense) e outro de pesquisa (A construção socioterritorial da resistência de mulheres na Amazônia brasileira), ambos coordenados por ela.