Página inicial > Últimas Notícias > Caminhos do Morro é título de documentário realizado por aluno do mestrado da UFT
PPGCULT

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 16h06 | Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2017, 16h30

Bastidores das gravações do documentário (Foto: Divulgação)Bastidores das gravações do documentário (Foto: Divulgação)

O documentário “Caminhos do Morro” será lançado neste sábado (18), na Câmara Municipal de Aragominas, às 09h. A obra de 34min, sobre a comunidade Pé do Morro, situada no município, que está a um pouco mais 40 km de Araguaína, conta um pouco da história e da religiosidade do local, por meio de relatos dos moradores pioneiros. Conforme informações divulgada nos canais oficiais do governo do Tocantins, a comunidade foi responsável pela origem da cidade em 27 de julho de 1952, com a chegada de 27 famílias de romeiros. O trabalho foi idealizado e realizado e editado pelo estudante Cássio Cipriano do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e organizado pelos professores Dernival Venâncio e Rosária Nakashima.
De acordo com o mestrando, a ideia da obra surgiu a partir de um trabalho de campo, realizado no feriado de dois de novembro (dia dos finados). "A ideia da atividade era levar os acadêmicos a campo para pôr em prática algumas técnicas de pesquisa abordadas em sala de aula. Inicialmente, foi sugerido pelo Professor levar câmera para gravar e fotografar durante a atividade e ele me sugeriu fazer um vídeo depois, com os registros obtidos, mas eu pensei: “Por que não um documentário?” Então, levei um tripé e fui preparado somente para filmar", narra. Cipriano também conta que todas as imagens foram gravadas no mesmo dia e como estavam em local público e ao ar livre, houve algumas dificuldades para garantir uma boa captação de áudio e imagens com os equipamentos que ele possuía na ocasião.

Personagens
Caminhos do Morro é narrado por três personagens icônicos e precursores do local. "Dona Maria Mendes, que é conhecida como a guardiã do morro e Seu Raimundo Benício e o Seu Manoel que nos contam sobre sua chegada, narram suas experiências e sobre como surgiu o município de Aragominas. Em seus relatos, é marcante a forte relação com a fé e espiritualidade, que explica o local ser marcado por crenças, histórias de importantes figuras religiosas da região e tradições como a romaria", explica.
Ainda segundo Cássio, o resultado das filmagens foi apresentado para a população logo depois dele ficar pronto e ser apresentado em aula. Esse é o primeiro trabalho do estudante com visibilidade, principalmente no meio acadêmico. "Em suma, trabalhar com o audiovisual é algo que está fortemente presente no meu cotidiano, mas eu não imaginei que iria produzir um documentário sobre a história de uma cidade do interior do Tocantins e ligado a temas como fé e religião", conta entusiasmado.

Agenda da obra
Além da estreia que ocorre neste sábado, o filme já tem próximas datas para ser exibidos. Primeiro em Muricilândia (TO), cidade que também possui uma relação com a história de Pé do Morro. Logo em seguida durante o III Fórum da Consciência Negra (no dia 20), no Colégio Estadual Marechal Costa e Silva. Por fim, terá exibição em Araguaína, durante a VII Semana de História da UFT, na tarde de sexta (24). Após as exibições ao público em eventos, o estudante pretende também disponibilizar o documentário em uma plataforma de vídeo da internet.

Cartaz do documentário.

marcador(es): Araguaína,Home,PPGCult