Página inicial > Últimas Notícias > Simpósio Estadual debaterá pobreza e desigualdade social
Simpósio

Simpósio Estadual debaterá pobreza e desigualdade social

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 08h39 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 08h41

Logo do I Simpósio Estadual da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade SocialO I Simpósio Estadual da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social e o IV Seminário de Pesquisa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social movimentarão o Câmpus da UFT em Palmas nos dias 24 e 25 de novembro. O Simpósio e o Seminário são realizações do curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS/UFT) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED/UFT).

As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (17), tanto como ouvinte quanto para apresentação de trabalhos em forma de Comunicação Oral.

O evento, de natureza acadêmica, científica e cultural, visa socializar conhecimentos e experiências produzidos ao longo de 18 meses do Curso de Especialização de Ensino a Distância (EaD) em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS).

Diante do tema “Políticas Educacionais, Pobreza e Desigualdade Social: sujeito e contextos sociais”, o Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte receberá grande programação, com roda de conversa, mesa-redonda e sessão de apresentação de trabalhos.

I Simpósio Estadual da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social
24 de novembro
Horário Atividade

Credenciamento e entrega do material
Local: Hall do Cuíca

Solenidade de abertura
Apresentação Cultural do Coral da UFT
Exibição do Vídeo Documentário da
Iniciativa EPDS/UFT

19h30 às 21h

Conferência de Abertura
"Políticas Educacionais, Pobreza e
Desigualdade Social: sujeitos e
contextos sociais"

Palestrante: Dr. Miguel Gonzalez Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Coordenação: Drª. Juciley Evangelista
Freire, do EPDS da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Roda de Conversa
"Arte e Cultura de Resistência à
pobreza e à Desigualdade Social"

Participantes: poeta Paulo Aires Marinho, músico Juraíldes da Cruz e fotógrafo Edy César
Mediação: Dr. José Wilson de Melo

Coquetel
Local: Hall do Cuíca

25 de novembro
Horário Atividade
8h às 9h45

Primeira Mesa Redonda
"Educação, Pobreza e Desigualdade Social no
Brasil e no Tocantins: políticas e estratégias
de enfrentamento"

Participantes: Drª Simone Medeiros, coordenadora geral de Inclusão Escolar (MEC/SECADI); Dr. Joedson Brito dos Santos, pesquisador EPDS/UFT
Mediação: Drª Brigitte Úrsula S. Haertel, do EPDS/Miracema

9h45 às 10h

Intervalo (Coffee Break)

Segunda Mesa Redonda
"Formação e Pesquisa em Educação, Pobreza e
Desigualdade Social: experiências institucionais"

Participantes: Drª Kilza Fernanda Moreira, do EPDS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Me. Ana Carolina Pontes, do EPDS da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); Dr. Adir Valdemar Garcia, do EPDS da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mediação: Dr. José Carlos Freire, do EPDS da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

12h30 às 14h

Almoço
Local: Restaurante Universitário (RU/UFT)

Sessão de Apresentação de Trabalhos
Coordenação: Drª Layanna Bernardo, do EPDS da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Me. Maria de Lourdes Leôncio, do EPDS da Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Local: Salas do Bloco J

Encerramento
Local: Cuíca

Saiba mais

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem por objetivo formar, em nível de especialização, profissionais da educação básica e outros envolvidos com políticas sociais que estabelecem relações com a educação em contextos empobrecidos.

Visa-se ao desenvolvimento de práticas político-pedagógicas que possibilitem a transformação das condições de vivência da pobreza e da extrema pobreza de crianças, adolescentes e jovens. Com isso, há a promoção de condições objetivas que viabilizem um justo e digno viver definido socialmente.

Para mais informações, acesse a página do curso.