Página inicial > Últimas Notícias > Primeiro Encontro do Programa Escola da Terra ocorre neste sábado
EDUCAÇÃO DO CAMPO

Primeiro Encontro do Programa Escola da Terra ocorre neste sábado

Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 08h00 | Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2017, 14h08

Ocorre neste sábado (18 de novembro), a primeira edição do Encontro de Educadores do Programa Escola da Terra-Sudeste do Tocantins. O evento, que busca promover debates sobre a Educação dos Povos do Campo e Quilombolas, acontecerá na Câmara Municipal dos Vereadores da cidade de Arraias, das 8h às 18h.

No Estado do Tocantins, o Programa Escola da Terra foi idealizado pelos professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Alessandro Rodrigues Pimenta, Maciel Cover e Suze da Silva Sales, todos do Curso de Educação do Campo dos câmpus de Tocantinópolis e Arraias.

O Encontro, destinado a professores cursistas, coordenadores e gestores educacionais, dará início às ações do Programa Escola da Terra, que ofertará formação continuada específica para docentes de Escolas do Campo e Comunidades Quilombolas. Na programação estão previstas para acontecer apresentações culturais  e mesas-redondas com temáticas sobre Educação do Campo, desafios, movimentos sociais e outras.

Escola da Terra

O programa é uma ação do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), que conta com a parceria da UFT, do Estado do Tocantins e Municípios.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em texto divulgado em seus canais oficiais os objetivos do Programa Escola da Terra  é o de promover a formação continuada de professores para que atendam às necessidades específicas de funcionamento das escolas do campo e daquelas localizadas em comunidades quilombolas, oferecer recursos: livros do PNLD Campo e Kit pedagógico que atendam às especificidades formativas das populações do campo e quilombolas,  apoiar técnica e financeiramente aos estados, Distrito Federal e municípios para a ampliação e a qualificação da oferta de educação básica às populações do campo e quilombolas em seus respectivos sistemas de ensino.