Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encontro de Coordenadores termina hoje com palestra sobre competências gerenciais
Início do conteúdo da página
Gestão

Encontro de Coordenadores termina hoje com palestra sobre competências gerenciais

Por Heloísa Cipriano | Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 08h53 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 08h53

O I Encontro de Coordenadores de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) finaliza na manhã desta quarta-feira (01) com palestras sobre mapeamento de competências gerenciais, além de informações sobre exames periódicos, plano de saúde, quantificação de agentes químicos entre outros. O evento acontece no auditório do Bloco IV, Reitoria, em Palmas. 

No segundo dia do encontro houve oficina sobre o papel do coordenador na ótica da avaliação institucional ministrada pela professora Clarete de Itoz, membro da Comissão Própria de Avaliação e Comissão Setorial de Avaliação (CPA/CSA-UFT) do câmpus em Araguaína, teve como tema "Saberes e práticas para coordenação de cursos nos processos de avaliação".

A professora Clarete acredita que a oficina atendeu ao propósito de avaliar o que precisa ser feito dentro dos processos de avaliação. "Fizemos uma dinâmica com todos os presentes, na qual colocaram suas funções e como achavam que deveria ser suas contribuições. A partir disso, fizemos discussões sobre o trabalho deles na perspectiva da avaliação institucional avaliando a projeção da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação; quais medidas a coordenação de curso deve tomar ou direcionar os seus trabalhos para que os processos de avaliação sejam voltados para a qualidade do ensino", complementou a professora.

Logo depois, houve a discussão para se chegar a um resultado de como as coordenações dos cursos podem trabalhar de forma mais inclusiva e um pequeno debate sobre a importância do Núcleo Docente Estruturante (NDE), responsável pelo processo de avaliação e cuidado na estrutura do curso. "É importante lembrar também do papel da gestão de curso, que deve ser mais voltado para o direcionamento e gerenciamento, tanto na parte administrativa, quanto na parte pedagógica do curso", lembrou Clarete.

Livro

Ainda no segundo dia de evento, houve o lançamento do livro "Orientações para Avaliação de Cursos de Graduação", das organizadoras Ana Lúcia de Medeiros, Marli Terezinha e Michelle Matilde.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Prograd,Home
Fim do conteúdo da página