Página inicial > Últimas Notícias > Aulas práticas são iniciadas como preparativos para o I Festival Gastronômico
ARRAIAS

Aulas práticas são iniciadas como preparativos para o I Festival Gastronômico

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 17h46 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 14h45

Mesa com ingredientes para aula prática mistura cores e sabores (Foto: Diego Aquino/Divulgação)Mesa com ingredientes para aula prática mistura cores e sabores (Foto: Diego Aquino/Divulgação)O I Festival Gastronômico de Arraias, que acontecerá nos dias 01 e 02 de dezembro, está com seus primeiros preparativos em andamento. No último mês, houve uma palestra sobre a importância do Festival com o premiado chef Osmane Silva, do município de Aurora (TO).

Já a segunda atividade ocorreu nesta segunda-feira (23), no câmpus de Arraias, com a primeira aula prática da disciplina de Gastronomia, Gestão e Cultura. A aula, dividida em dois grupos para acontecer à tarde e à noite, foi ministrada pela professora coordenadora do Festival, Thamyris Carvalho, aos alunos organizadores do evento.

Durante a aula, que conteve o tema "Trilha dos sabores", os 23 acadêmicos obtiveram os conhecimentos necessários sobre os cinco tipos de sabores reconhecidos pelo paladar humano.

Segundo Thamyris, o objetivo da aula foi de causar uma explosão de sabores por meio do conhecimento dos sabores ácido, amargo, salgado, doce e umami (o quinto sabor responsável pela explosão de sabores na língua). "A ideia é desconstruir as verdades a respeito da comida 'boa' e 'ruim', historicamente construída erroneamente desta forma. O órgão do gosto não é a língua, mas o cerébro, um órgão culturamente determinado, por meio do qual se aprendem e transmitem critérios de valoração", discorre a professora.

Além da participação dos alunos da disciplina de Gastronomia, Gestão e Cultura, a organização do evento conta também com os alunos da disciplina de Eventos, ambas do mesmo curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental e ministrados pela professora Thamyris.

Saiba mais

O vídeo publicado na última quinta-feira (19) pela página do Facebook do evento, convida ao Festival. Nele, a professora Thamyris diz sobre as expectativas para o evento e que espera que seja um grande evento que movimente a cidade e valorize a culinária local do cerrado.

Há uma pesquisa, desenvolvida pela disciplina, feita exclusivamente para os arraianos, com oobjetivo de identificar a memória gustativa. O formulário encontra-se neste endereço eletrônico.

UFT e Prefeitura de Arraias organizam o I Festival Gastronômico da cidade

Palestra sobre importância e história de festival gastronômico movimenta a Praça da Matriz