Página inicial > Últimas Notícias > Novo programa deve agilizar análise socioeconômica para concessão de auxílios

Novo programa deve agilizar análise socioeconômica para concessão de auxílios

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 17h23 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 14h34

Barbosa (e) e Santos conferem detalhes do Edital do Programa de Indicadores Sociais (Foto: Patrícia Paiva / Dicom)Barbosa (e) e Santos conferem detalhes do Edital do Programa de Indicadores Sociais (Foto: Patrícia Paiva / Dicom)A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) lançou um Edital que visa facilitar o processo de seleção nos Programas oferecidos pela Política de Assistência Estudantil da UFT - o Programa de Indicadores Sociais (Piso). A inscrição no Piso dará ao aluno uma análise econômica concreta e única. Assim, a análise  fornecida pelo Piso servirá para que ele possa pleitar todos os editais da Proest - seja de auxílio permanência, alimentação ou de moradia.

Segundo o diretor de Assistência Estudantil, José Inácio dos Santos, é importante ressaltar que a inscrição no Piso não substitui a inscrição nos editais. Ou seja, o aluno deverá se inscrever e participar de toda as seleções em editais que lhe interessem. "Por exemplo: se saem três editais - um de alimentação, um de moradia e outro de alimentação - , não será mais necessário que o aluno envie a documentação para análise econômica para os três editais. O piso oferece uma análise única que serve para todas as seleções", explica Santos.

De acordo com o Edital do Piso, o aluno que pleiteia participar de algum dos programas deve estar atento a algumas questões, como:

• Os alunos atualmente beneficiados com algum programa precisam se inscrever no Piso mas a inscrição servirá para seleções posteriores a qual ele se encontra.
  • Todos os alunos que se enquadrem em situação de vulnerabilidade social e sejam matriculados em cursos presenciais da UFT devem fazer a inscrição.
  • O aluno que fizer tiver a inscrição deferida, ao realizar a inscrição de algum edital pelo Cubo não precisará preencher as três primeiras etapas, pois automaticamente o sistema abrirá na quarta etapa.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Kherlley Barbosa, pontua que a Proest vem inovando no quesito de seleções. Primeiro com o lançamento do Cubo que substituiu papéis e deslocamento de alunos em facilidade de inscrições online que são precisas e rápidas. Agora o lançamento do Piso permite que o aluno tenha uma única análise econômica que permite mais agilidade. "Estamos dando celeridade nos processos. Quanto mais rápida a análise socioeconômica, mais rápido é feito o processamento do pagamento do estudantes. Além disso, o sistema permite fazer uma panorama concreto de como é a condição socioeconômica e étnica dos alunos da UFT", conclui.

Inscrições e edital

O edital do Piso já está disponível na página da UFT. As inscrições para este semestre ficam abertas de 5 a 16 de outubro deste ano. A inscrição é feita somente online através do  Sistema Cubo. O aluno deve está com toda a documentação necessária listada no edital transformada em apenas um arquivo PDF para ser enviada. No edital, há um padrão de como deve ser estruturado esse documento. Conheça os critérios de participação, bem como informações mais detalhadas sobre o procedimento acessando o edital.

marcador(es): Proest,Geral,Home