Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de psicologia realizam visita técnica ao Hospital de Doenças Tropicais da UFT
Araguaína

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 09h45 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 16h03

Em dias alternados, 23 estudantes do primeiro período de psicologia da Faculdade Católica Dom Orione de Araguaína (TO) realizaram visita técnica durante esta última semana, ao Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na ocasião, além de conhecer o funcionamento dos departamentos, ocorreu também diálogo com a equipe multiprofissional, que enfocaram as diferentes áreas de atuação do psicólogo no hospital.

O psicólogo e professor Ruy Ferreira da Silva acompanhou os alunos durante a visita. Ele ministra a disciplina "psicologia e políticas públicas" e explicou que trouxe os estudantes com o intuito de mostrar como a psicologia está inserida no contexto da saúde e de que forma ocorre a interação deste ofício com outras áreas, e por ser uma instituição pública, que está relacionado à matéria.

Durante reunião entre estudantes de psicologia e equipe multiprofissional do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)
No encontro, o chefe do Setor de Ensino, professor Wagner dos Santos Mariano destacou a importância de vivenciar na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. “O estágio é o momento de errar, de perguntar, observar as boas práticas; a todo momento vocês estarão sendo observados, e os bons acadêmicos são tendentes à serem bons profissionais, e na hora de indicar, estes são lembrados, olhem com carinho e qualidade as oportunidades que hão de surgir”, incentivou.

A acadêmica Auzenir Magalhães de Almeida mencionou o zelo com o paciente a confiança e o cuidado com o sigilo como um fato marcante na visita. “Aqui eu pude entender como funciona o trabalho do hospital e ver como funciona a minha futura profissão nesta instituição; atendeu sim as minhas expectativas em vários aspectos e verifiquei a importância do trabalho em equipe”, disse.

Participaram do diálogo, profissionais da psicologia, fisioterapia, serviço social, terapia ocupacional e profissional de educação física. A chefe da Unidade Multiprofissional e psicóloga Satila Evely comentou que no HDT-UFT ainda não recebeu alunos para estagiar nestas áreas, porém enfatizou que logo serão inseridos neste ambiente de trabalho.

marcador(es): Araguaína,HDT,Home,HDT-UFT